O concelho de São Brás de Alportel acolheu, na quarta-feira, dia 21, um evento promovido pela Teach For Portugal, que decorreu no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e em simultâneo noutras quatro localidades do país: Porto, Viseu, Lisboa e Sousel.
Em comunicado, o Município de São Brás de Alportel recorda que mantém “uma parceria ativa com a Teach For Portugal desde o ano letivo de 2021/22”, em articulação com o Agrupamento de Escolas, acolhendo Mentores TFP que desenvolvem trabalho “em contexto de sala de aula, em estreita colaboração com os docentes, e também através de projetos com a comunidade educativa”.
Educação à Mesa juntou parceiros institucionais e educativos
Antes do evento, a Teach For Portugal promoveu um almoço de parceiros, no âmbito da iniciativa Educação à Mesa, descrita como “um espaço de encontro e colaboração que coloca a educação no centro da conversa”. Segundo o município, este momento contou com a presença de diretores escolares, autarcas, representantes da CCDR Algarve, da AMAL e de parceiros privados.
A iniciativa contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, e teve lugar na Academia de Sabores, restaurante pedagógico do Agrupamento de Escolas. Os alunos do Curso CEF de Restauração e Bar asseguraram a preparação e o serviço da refeição, demonstrando, segundo o município, “elevado profissionalismo” e contribuindo para “o reforço das redes de cooperação”.
Debate educativo envolveu especialistas, alunos e professores
O evento decorreu entre as 14:30 e as 17:30, na EB 2,3 Poeta Bernardo Passos, reunindo especialistas em educação, alunos, professores, diretores escolares e representantes da Teach For Portugal, com o objetivo de “promover o envolvimento das comunidades locais e o diálogo em torno da educação em Portugal”.
A oradora principal em São Brás de Alportel foi Patrícia Martins, da Divisão de Planeamento da CCDR Algarve, que apresentou uma reflexão sobre “a desigualdade educativa, os desafios regionais e propostas de solução alinhadas com a missão da Teach For Portugal”.
Durante a sessão foram ainda apresentados os resultados de impacto da Teach For Portugal, que atualmente acompanha mais de 12 000 alunos, em 99 escolas de 55 municípios, através do trabalho de 138 Mentores e Professores TFP.
O município destaca que, no último ano letivo, esta colaboração resultou “num aumento de 24% da média das classificações nas turmas acompanhadas”.
Leia também: Dor, ciência e emoção no centro do 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve
























