O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve assinalou o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, com a final da primeira edição do concurso Missão D’Chef, que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.
De acordo com a instituição, “a base do programa foi a nutrição e aproveitamento integral dos alimentos, mitigando o desperdício alimentar, valorizando as refeições servidas pelas instituições do sector social do Algarve, tendo em conta a Dieta Mediterrânica.” A organização acrescenta que “higiene e segurança alimentar, e técnicas de cozinha foram também trabalhadas com as cozinheiras a concurso.”

O evento distinguiu as três melhores cozinheiras do sector social da região, num concurso apresentado pelo ator algarvio João Mota. A vencedora da edição foi Telma Costa, da Santa Casa da Misericórdia de Silves, seguindo-se Natália Gonçalves, da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, e Cirlene Sousa, da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.
Participaram nesta primeira edição 15 cozinheiras de 13 instituições do Algarve, desde Vila do Bispo a Vila Real de Santo António. O programa teve início em março e culminou no Dia Mundial da Alimentação.

O presidente do Banco Alimentar do Algarve, Nuno Cabrita Alves, afirmou “que esta primeira edição foi um enorme sucesso, e que a segunda edição irá acontecer já em 2026, com um aumento de parceiros, a juntar a todos os que fizeram acontecer a primeira edição”. O responsável adiantou ainda “que haverá várias surpresas na segunda edição.”
O programa Missão D’Chef foi distinguido com o prémio Caixa Social’24, atribuído pela Caixa Geral de Depósitos, no valor de 25 mil euros, como projeto na área da saúde comunitária.
Leia também: Estes reformados estão em risco de perder a pensão em 2026: saiba se está na lista
















