O Município de Loulé anunciou a realização do exercício nacional público de sensibilização “A Terra Treme”, que terá lugar na próxima quarta-feira, 5 de novembro, para assinalar o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.
Em Quarteira, o simulacro irá decorrer à escala real, com um cenário que combina sismo seguido de tsunami, e a ativação das sete torres sonoras instaladas na freguesia.

“Após a ativação das sirenes com a mensagem de exercício de alerta de tsunami, a população deve dirigir-se ao Ponto de Encontro mais próximo, seguindo a sinalética das rotas de evacuação existentes”, indica a autarquia em comunicado.
No total, estão identificados 13 pontos de encontro em Quarteira, onde elementos da Proteção Civil Municipal farão o registo dos participantes.

O objetivo, segundo o Município de Loulé, é envolver o maior número de pessoas possível, ao mesmo tempo que se testam os procedimentos operacionais dos agentes de Proteção Civil e o sistema de aviso e alerta municipal. “Individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem, todas as pessoas deverão participar”, apela a autarquia.
Durante o exercício serão praticados os três gestos essenciais em caso de sismo — “Baixar, Proteger e Aguardar” — que simbolizam a resposta imediata perante este tipo de emergência.

A iniciativa está enquadrada na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030, em linha com a resolução do Conselho de Ministros que determina a criação de planos municipais de evacuação em caso de tsunami e a instalação da respetiva sinalética de emergência.
Instituído em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami recorda o desastre de 2004 no Oceano Índico, que provocou cerca de 230 mil vítimas em 14 países.
O Município de Loulé conclui o apelo à população com uma mensagem clara: “Participe e prepare-se, pois todos somos Proteção Civil!”
Leia também: Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 6 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘pesada’
















