As celebrações da Semana Santa em Tavira, que decorrem entre os dias 13 e 20 de abril, incluem diversos momentos solenes que evocam a fé e a tradição religiosa da cidade, com especial destaque para as procissões do Triunfo e do Enterro do Senhor, bem como para o Concerto de Páscoa com a interpretação do Requiem de Mozart pela Orquestra do Algarve.
No Domingo de Ramos, 13 de abril, às 17:00, terá lugar a tradicional Procissão do Triunfo, com partida da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo. Esta manifestação religiosa, cujas origens remontam a 1789, apresenta andores em talha dourada que retratam episódios da vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte, numa expressão singular da devoção popular da cidade.
No dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, destacam-se as Celebrações da Paixão, às 15:00, na Igreja de Santiago, e às 17:00, nas Igrejas de Nossa Senhora da Conceição (Conceição) e Nossa Senhora da Luz (Luz).
Mais tarde, às 21:00, sai da Igreja da Misericórdia a Procissão do Enterro do Senhor, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Tavira. Esta procissão, com raízes nos séculos XV e XVI, é uma das manifestações mais comoventes da Semana Santa portuguesa, evocando o luto e a meditação cristã.
A Vigília Pascal será celebrada no dia 19 de abril, às 21:00 na Igreja de Santiago, e às 22:00 na Igreja de Nossa Senhora da Luz.
No Domingo de Páscoa, 20 de abril, realiza-se, às 10:00, a Procissão da Ressurreição, com partida da Igreja de Santo António em direção à Igreja de Santiago.
As Eucaristias Pascais terão lugar às 09:00, nas igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia, e às 10:30, na Igreja de Santiago, esta última celebrada em inglês.
As celebrações culminam, às 18:00, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com o Concerto de Páscoa da Orquestra do Algarve, que interpretará o Requiem de W. A. Mozart, encerrando com solenidade e beleza musical esta semana sagrada em Tavira.
Leia também: Um carro para a vida? Mecânicos apontam a marca que quase nunca dá problemas