Para assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos, o Município de Silves preparou um programa comemorativo repleto de música, teatro, atividades familiares e momentos de evocação cívica. As comemorações do 25 de Abril prometem envolver toda a comunidade, com eventos a decorrer entre os dias 23 e 29 de abril, tendo como ponto alto os concertos na Zona Ribeirinha da cidade.
As celebrações arrancam na noite de 24 de abril, a partir das 21:00, com a atuação da banda de rock Pecado Original. Segue-se, pelas 22:00, um concerto de uma das bandas mais icónicas do rock português: Peste & Sida, que trará ao palco os seus maiores êxitos, amplamente reconhecidos pelo público português.
O dia 25 de Abril começa cedo e será marcado por uma programação diversificada. A Banda da Sociedade Filarmónica Silvense dá início à manhã com a tradicional arruada, às 9:30. Meia hora depois, pelas 10:00, terá lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal, que assinala o 51.º aniversário da Revolução, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Durante a tarde, a festa estende-se às famílias com a iniciativa Abril em Família – Festa do Dia da Liberdade, a partir das 15h00, na Zona Ribeirinha. Jogos tradicionais, atividades lúdicas e momentos de convívio marcarão esta tarde dedicada a todas as gerações.
A noite de 25 de Abril encerra com chave de ouro: às 22h00, os lendários Xutos & Pontapés sobem ao palco para um concerto que promete celebrar a liberdade com muita energia e emoção.
A programação cultural prolonga-se para além do feriado. No dia 27 de abril, o Teatro Mascarenhas Gregório recebe, às 17:00, a peça Papoilas, com interpretação de Vera Santana. A produção, integrada no Ciclo de Teatro do Concelho de Silves, apresenta-se como um “monólogo carregado de passado, presente e futuro de uma mulher que abraça a mudança e, com coragem, depara-se com as duras e profundas formas de crescimentos”.
Nos dias 23 e 29 de abril, o programa inclui ainda atividades dirigidas às escolas do concelho. A iniciativa “A Poesia Vai à Escola”, com Afonso Dias, e a peça “Com 3 Novelos”, pela companhia A Bolha Teatro, serão dinamizadas para alunos do ensino secundário e dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, no âmbito da Oferta Educativa do Município de Silves.
O Município de Silves recorda que comemorar o 25 de Abril de 1974 é renovar e não deixar cair no esquecimento os ideais da democracia e os direitos conquistados com a Revolução dos Cravos, homenageando todos os que lutaram para que hoje se possa viver em liberdade. A autarquia convida assim toda a população “a celebrar o 25 de Abril em Silves”.
Leia também: Funcionária com 30 anos de casa despedida da Mercadona por justa causa: tribunal deu razão à empresa
