Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Algarve, Cultura

Silves celebra o 25 de Abril com Xutos & Pontapés, teatro e festa em família

Peste & Sida e Xutos & Pontapés atuam em Silves nas celebrações do 25 de Abril, com música, teatro e atividades para famílias

18:20 14 Abril, 2025 09:13 15 Abril, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Para assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos, o Município de Silves preparou um programa comemorativo repleto de música, teatro, atividades familiares e momentos de evocação cívica. As comemorações do 25 de Abril prometem envolver toda a comunidade, com eventos a decorrer entre os dias 23 e 29 de abril, tendo como ponto alto os concertos na Zona Ribeirinha da cidade.

As celebrações arrancam na noite de 24 de abril, a partir das 21:00, com a atuação da banda de rock Pecado Original. Segue-se, pelas 22:00, um concerto de uma das bandas mais icónicas do rock português: Peste & Sida, que trará ao palco os seus maiores êxitos, amplamente reconhecidos pelo público português.

O dia 25 de Abril começa cedo e será marcado por uma programação diversificada. A Banda da Sociedade Filarmónica Silvense dá início à manhã com a tradicional arruada, às 9:30. Meia hora depois, pelas 10:00, terá lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal, que assinala o 51.º aniversário da Revolução, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Durante a tarde, a festa estende-se às famílias com a iniciativa Abril em Família – Festa do Dia da Liberdade, a partir das 15h00, na Zona Ribeirinha. Jogos tradicionais, atividades lúdicas e momentos de convívio marcarão esta tarde dedicada a todas as gerações.

A noite de 25 de Abril encerra com chave de ouro: às 22h00, os lendários Xutos & Pontapés sobem ao palco para um concerto que promete celebrar a liberdade com muita energia e emoção.

A programação cultural prolonga-se para além do feriado. No dia 27 de abril, o Teatro Mascarenhas Gregório recebe, às 17:00, a peça Papoilas, com interpretação de Vera Santana. A produção, integrada no Ciclo de Teatro do Concelho de Silves, apresenta-se como um “monólogo carregado de passado, presente e futuro de uma mulher que abraça a mudança e, com coragem, depara-se com as duras e profundas formas de crescimentos”.

Nos dias 23 e 29 de abril, o programa inclui ainda atividades dirigidas às escolas do concelho. A iniciativa “A Poesia Vai à Escola”, com Afonso Dias, e a peça “Com 3 Novelos”, pela companhia A Bolha Teatro, serão dinamizadas para alunos do ensino secundário e dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, no âmbito da Oferta Educativa do Município de Silves.

O Município de Silves recorda que comemorar o 25 de Abril de 1974 é renovar e não deixar cair no esquecimento os ideais da democracia e os direitos conquistados com a Revolução dos Cravos, homenageando todos os que lutaram para que hoje se possa viver em liberdade. A autarquia convida assim toda a população “a celebrar o 25 de Abril em Silves”.

Leia também: Funcionária com 30 anos de casa despedida da Mercadona por justa causa: tribunal deu razão à empresa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário

07:00 31 Agosto, 2026 16:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma diferença superior a 330 euros separa homens e mulheres numa das principais pensões pagas em Portugal

Algarve Desporto

Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão

08:05 31 Agosto, 2026 08:12 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão Arena voltou a encher para assistir ao triunfo do Sporting na edição de 2026 do Masters Futsal

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Atenção contribuintes: o prazo para pagar este imposto está a acabar e ignorá-lo pode sair bem mais caro

09:20 31 Agosto, 2026 09:03 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há contribuintes com contas por acertar com o Fisco e o atraso pode traduzir-se em custos adicionais

Cultura Europe Direct Algarve

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: NOVAE estreia-se em Silves com moda circular, arte, música e natureza

09:38 31 Agosto, 2026 09:41 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Moda consciente, reaproveitamento de materiais e artes performativas estão no centro da primeira edição do NOVAE

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Opinião

Segurança de Proximidade 2.0: e se cada Região tivesse o seu próprio diagnóstico de risco? | Por Paulo Oliveira

08:22 31 Agosto, 2026 08:31 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A segurança nunca poderá servir de argumento para criar sistemas de vigilância indiscriminada sobre os cidadãos"

Algarve Gastronomia

Menus especiais celebram Dieta Mediterrânica em 27 espaços de Tavira

09:10 31 Agosto, 2026 09:04 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Oito cafés e pastelarias e 19 restaurantes aderem à iniciativa, levando a Dieta Mediterrânica para além do recinto da Feira

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Algarve Cultura Nacional

Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional

07:10 31 Agosto, 2026 06:55 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Com quase cinco séculos de história, a Igreja da Misericórdia procura levar Tavira e o Algarve à Final Nacional

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 05:15 31 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Opinião

Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura

07:30 31 Agosto, 2026 10:37 30 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Acreditar em nós e nas nossas capacidades e convicções não é ser arrogante, é ser motivados e seguros"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário

07:00 31 Agosto, 2026 16:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma diferença superior a 330 euros separa homens e mulheres numa das principais pensões pagas em Portugal

Algarve, Desporto

Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão

08:05 31 Agosto, 2026 08:12 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão Arena voltou a encher para assistir ao triunfo do Sporting na edição de 2026 do Masters Futsal

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Atenção contribuintes: o prazo para pagar este imposto está a acabar e ignorá-lo pode sair bem mais caro

09:20 31 Agosto, 2026 09:03 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há contribuintes com contas por acertar com o Fisco e o atraso pode traduzir-se em custos adicionais

Cultura, Europe Direct Algarve

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: NOVAE estreia-se em Silves com moda circular, arte, música e natureza

09:38 31 Agosto, 2026 09:41 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Moda consciente, reaproveitamento de materiais e artes performativas estão no centro da primeira edição do NOVAE

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Opinião

Segurança de Proximidade 2.0: e se cada Região tivesse o seu próprio diagnóstico de risco? | Por Paulo Oliveira

08:22 31 Agosto, 2026 08:31 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A segurança nunca poderá servir de argumento para criar sistemas de vigilância indiscriminada sobre os cidadãos"

Algarve, Gastronomia

Menus especiais celebram Dieta Mediterrânica em 27 espaços de Tavira

09:10 31 Agosto, 2026 09:04 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Oito cafés e pastelarias e 19 restaurantes aderem à iniciativa, levando a Dieta Mediterrânica para além do recinto da Feira

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Algarve, Cultura, Nacional

Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional

07:10 31 Agosto, 2026 06:55 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Com quase cinco séculos de história, a Igreja da Misericórdia procura levar Tavira e o Algarve à Final Nacional

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 05:15 31 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Opinião

Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura

07:30 31 Agosto, 2026 10:37 30 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Acreditar em nós e nas nossas capacidades e convicções não é ser arrogante, é ser motivados e seguros"

Últimas Notícias

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: NOVAE estreia-se em Silves com moda circular, arte, música e natureza
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: NOVAE estreia-se em Silves com moda circular, arte, música e natureza
  • Atenção contribuintes: o prazo para pagar este imposto está a acabar e ignorá-lo pode sair bem mais caro
    Atenção contribuintes: o prazo para pagar este imposto está a acabar e ignorá-lo pode sair bem mais caro
  • Menus especiais celebram Dieta Mediterrânica em 27 espaços de Tavira
    Menus especiais celebram Dieta Mediterrânica em 27 espaços de Tavira
  • Adeus mau tempo, olá verão: temperaturas podem chegar aos 38 graus em Portugal a partir deste dia
    Adeus mau tempo, olá verão: temperaturas podem chegar aos 38 graus em Portugal a partir deste dia
  • Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão
    Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão

Opinião

  • Segurança de Proximidade 2.0: e se cada Região tivesse o seu próprio diagnóstico de risco? | Por Paulo Oliveira
    Segurança de Proximidade 2.0: e se cada Região tivesse o seu próprio diagnóstico de risco? | Por Paulo Oliveira
  • Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura
    Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura
  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: NOVAE estreia-se em Silves com moda circular, arte, música e natureza
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: NOVAE estreia-se em Silves com moda circular, arte, música e natureza
  • Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
    Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento