A primeira Gala “Artes com Propósito”, promovida pela Associação Oncológica do Algarve (AOA), foi transferida para o Teatro das Figuras, em Faro, com início marcado para as 19:30 da próxima quarta-feira, devido a constrangimentos técnicos no Conservatório Regional do Algarve, provocados pelas recentes condições meteorológicas adversas.
Segundo a AOA, “no próximo dia 4 de fevereiro, data em que se assinala o Dia da Prevenção e Sensibilização das doenças Oncológicas, o Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, será o cenário da 1ª Gala ‘Artes com Propósito’”. A organização espera esgotar a lotação de 404 lugares, afirmando o evento como um dos momentos solidários e culturais mais relevantes da região.
A gala assenta na convicção de que a arte e a cultura são instrumentos fundamentais de resiliência e bem-estar, reunindo música, dança e artes plásticas numa narrativa centrada na celebração da vida e na superação.
O evento presta ainda homenagem ao fundador da AOA, Dr. Santos Pereira, cujo legado humanista continua a orientar a missão da instituição. Esse espírito reflete-se no trabalho desenvolvido por Maria de Lurdes Pereira, Maria José Pires, Jaime Ferreira, Virgínia Canário e Luísa Santos, cujo empenho permitiu à associação dispor atualmente de duas unidades móveis para o rastreio do cancro da mama e mobilizar a comunidade para a construção da Casa Flor das Dunas.
A programação integra uma “exposição de obras de arte de artistas do Algarve, trabalhos dos alunos da Escola de Artes Plásticas para Crianças e Jovens Montradartekids, única no Algarve (e talvez no país) dentro do seu género, orientação da artista plástica/docente Vanessa Barreto; a artista plástica Stela Barreto; artista e colaboradora AOA Lia Rodrigues, artista Daniela Guerreiro; artistas membros da Associação 289”, sublinha a organização.
A criação coreográfica “6 sentidos”, de Patrícia Elias, será interpretada por associados da AOA em diferentes fases do processo oncológico, contando ainda com a atuação da Real Tuna Infantina.
“Esta noite é uma afirmação da força da nossa comunidade e da missão da AOA”, refere Maria de Lurdes Pereira, presidente da Direção, acrescentando “ao celebrarmos o Dia da Prevenção e Sensibilização das Doenças Oncológicas com arte, estamos a dizer a cada utente e a cada família que a resiliência é um caminho que percorremos juntos”.
Os bilhetes-donativo estão disponíveis online e na bilheteira do Teatro das Figuras, na quarta-feira, 4 de fevereiro, a partir das 15:00.
Leia também: Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República
















