O Projeto Espaço Saúde 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo, vai dinamizar mais uma sessão “Saúde em Dia”, desta vez subordinada ao tema “Setembro Amarelo: prevenção do suicídio”. A iniciativa decorre no próximo dia 30 de setembro, às 14:30, no Auditório da ULS do Algarve (Hospital de Faro), integrada no Mês da Prevenção do Suicídio.
Ana Filipa Silva, psicóloga clínica e da saúde e vogal da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, é a oradora convidada para esta sessão, que “pretende alertar para esta problemática de saúde pública e partilhar ferramentas de apoio”.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, “cerca de 727 mil pessoas cometem suicídio todos os anos” e, em Portugal, os dados da Ordem dos Psicólogos Portugueses “registam, pelo menos, três suicídios por dia”.
“O suicídio pode ser evitado com o tratamento psicológico adequado e o investimento em melhores serviços de saúde públicos, mais linhas de apoio e programas de intervenção”, refere Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve 2.0.
De acordo com o especialista, “a população envelhecida e isolada é particularmente afetada por sentimentos de stress, ansiedade e depressão”, o que aumenta a importância de iniciativas como esta. “Queremos criar um espaço seguro de partilha, identificar sinais de alarme e divulgar as ferramentas disponíveis para pedir ajuda.”
Já Ana Filipa Silva sublinha que esta “é uma problemática estrutural para a Ordem dos Psicólogos Portugueses, onde a prevenção é a prioridade”.
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição através de formulário. As sessões “Saúde em Dia” pretendem “sensibilizar os cidadãos para temas relacionados com a promoção da saúde e prevenção da doença, a partir de conversas informais que promovem a partilha de preocupações e dúvidas”, contando com a participação de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo.
O projeto Espaço Saúde 360º Algarve 2.0 é um projeto dinamizado pela Plataforma Saúde em Diálogo, que decorre até março de 2028.
Esta iniciativa de inovação social pretende promover a literacia em saúde e o bem-estar mental da comunidade idosa vulnerável da região algarvia, , a partir de um conjunto de atividades inseridas em quatro eixos: promoção da saúde e prevenção da doença; promoção da saúde mental; apoio à navegação e referenciação no sistema, e gestão da doença crónica.
O projeto decorre em vários municipios da região algarvia e conta com uma vasta rede de parceiros locais e com uma equipa multidisdisciplinar que desenvolvem as várias atividades previstas. Cada cidadão é acompanhado de forma próxima e personalizada ao longo do seu percurso e, no final, avalia-se o impacto da intervenção no seu nível de literacia em saúde e no seu bem-estar mental.
O projeto Espaço Saúde 360º Algarve 2.0 é apoiado pelo Programa Regional do Algarve, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia, por Alliance Healthcare, Associação Nacional das Farmácias (ANF), Município de Faro, Município de Loulé, Município de Olhão, Fundação AGEAS e Plural.
Leia também: Milhares ficarão sem luz: saiba quais são as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data