O Algarve foi o destino escolhido para acolher, em 2026, uma das cinco edições anuais do evento internacional Journeys, iniciativa de referência dedicada ao turismo de luxo e à promoção de relações comerciais entre compradores e fornecedores especializados neste segmento.
O anúncio foi feito esta quinta-feira, durante a gala de encerramento do Journeys Ibiza 2025, confirmando que a edição de 2026 será a primeira a realizar-se em Portugal.
Com o apoio da Associação Turismo do Algarve (ATA), através do Plano Extraordinário de Promoção Turística, o Journeys Algarve 2026 vai decorrer entre 19 e 22 de outubro de 2026 e será inteiramente dedicado à região, destacando “a autenticidade, a hospitalidade e a qualidade da oferta turística algarvia”, refere a ATA.
Entre os participantes estarão 40 compradores internacionais de viagens de luxo, provenientes de mercados estratégicos como os Estados Unidos e o Canadá, e 40 empresas associadas da ATA, direcionadas a este tipo de turismo.
Formato inovador e foco na sustentabilidade
Segundo a organização, o formato Fam-Meet® — “um dos principais elementos diferenciadores desta iniciativa” — combina encontros profissionais com experiências locais genuínas, promovendo relações de confiança entre os participantes e potenciando resultados de negócio duradouros.
A ATA salienta ainda que “a organização do evento segue uma filosofia de sustentabilidade e valorização dos recursos locais, privilegiando produtos e serviços da região e funcionando como uma montra do que melhor se faz no Algarve”.
“Uma oportunidade extraordinária para mostrar um Algarve autêntico”
Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “é com grande orgulho e entusiasmo que recebemos o Journeys 2026 no Algarve. Esta será uma oportunidade extraordinária para partilhar com o mundo um destino que vai muito além do sol e do mar”.
O responsável sublinha ainda que “queremos mostrar que o Algarve é também uma terra de cultura, tradição, gastronomia e experiências autênticas, com infraestruturas e propostas únicas que respondem às expectativas dos turistas de luxo”.
André Gomes acrescenta que “a realização deste evento na nossa região é, além de um reconhecimento da qualidade do destino, um passo importante para reforçar o posicionamento do Algarve nos mercados internacionais e consolidar a sua reputação junto de um público exigente”.
Com esta escolha, o Algarve junta-se à lista exclusiva de destinos internacionais que acolhem os eventos Journeys, ao lado de Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Leia também: Britânicos lançam aviso sobre quem vai viajar para Portugal (e não só): novas regras entra