A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Sul, deteve dois cidadãos estrangeiros na zona de Boliqueime, no concelho de Loulé, suspeitos da prática de tráfico de pessoas em Espanha, revelou hoje a PJ em comunicado.
Segundo a autoridade, a operação foi desenvolvida “em estreita cooperação com a Polícia de la Generalitat de Catalunya (Mossos d’Esquadra) e a Guardia Civil”, no âmbito do cumprimento de mandados de detenção europeu (MDE) e de uma decisão europeia de investigação (DEI) emitidos pelas autoridades espanholas.
A PJ adianta que as detenções integram uma investigação conjunta com as autoridades policiais espanholas, que, em simultâneo, “realizaram buscas domiciliárias em Lerida, Navarra e Guipuzcoa”, tendo efetuado mais uma detenção pela presumível prática dos mesmos crimes.
No decurso das buscas domiciliárias foram apreendidos instrumentos relevantes para a investigação, bem como produto estupefaciente (canábis em fase de plantação) e um número significativo de munições para armas de fogo de calibre proibido.
Os detidos, um homem de 44 anos e uma mulher de 29 anos, serão presentes ao Tribunal da Relação para apreciação do pedido de extradição para Espanha, informou a PJ.
A direção da decisão europeia de investigação está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro.
Leia também: Portugal em risco? Meteorologistas apontam possíveis efeitos das fortes tempestades de Espanha