O documentário “Há Espiga?!”, promovido pela Barro I Cal – Associação Comunitária, Cultural e Artística, terá a sua ante-estreia no próximo dia 28 de maio, às 21:00, com uma exibição ao ar livre no Jardim de Infância de Mealhas. A estreia oficial está marcada para o dia 4 de junho, às 18:30, no Museu do Traje de São Brás de Alportel. Ambas as sessões têm entrada livre e terminam com um momento de conversa aberta com o público.
Segundo a organização, o documentário é “uma demonstração da força desta comunidade única”, retratando a herança cultural e popular em torno da festa da Espiga, tradição celebrada na quinta-feira da Ascensão. “É uma festa intergeracional que envolve crianças, professores, auxiliares, pais, vizinhos e avós”-
Filmado no coração das Mealhas, nos arredores de São Brás de Alportel, “Há Espiga?!” reúne testemunhos de pessoas dos 3 aos 81 anos, oferecendo múltiplos olhares sobre a importância desta celebração na construção da identidade local. “A Espiga é uma festa tradicional, símbolo da resistência da comunidade escolar, das entidades autárquicas, dos habitantes…”
Originalmente realizada numa taberna das Mealhas como uma iniciativa privada, a festa cessou quando os seus organizadores não a puderam manter. Mais tarde, foi a escola local que decidiu recuperar esta tradição, que hoje se realiza no jardim de infância da localidade, envolvendo toda a comunidade.
O filme é da autoria de Ana Beatriz Bernardo de Jesus, produzido no âmbito do projeto “Fui atrás”, e contou com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, e Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ, I.P.). Foram também parceiros nesta iniciativa o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, o Museu do Traje e o Monte da Ribeira – Agroturismo.
A associação Barro I Cal reforça o convite a toda a comunidade para participar nestas sessões, sublinhando que “trata a nossa herança cultural e popular” e é uma homenagem sentida à memória coletiva das Mealhas.
Leia também: Para breve em Portugal? Conheça o significado deste sinal verde que gerou curiosidade entre os espanhóis
