A deputada municipal de Albufeira Helena Palhota Simões (PSD) confirmou esta quarta-feira à agência Lusa ter solicitado ao Ministério Público (MP) a averiguação de declarações alegadamente xenófobas proferidas pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Cristina.
“Solicitei ao Ministério Público em meados de dezembro passado que averiguasse declarações feitas pelo presidente da Câmara [de Albufeira], tendo enviado cópia da ata com link no Youtube dessas declarações feitas na Assembleia Municipal, assim como outros elementos”, afirmou Helena Palhota Simões.
O Ministério Público confirmou também a realização de buscas na Câmara Municipal de Albufeira, no âmbito de um inquérito que se encontra em segredo de justiça, sem, no entanto, adiantar mais detalhes sobre as suspeitas em causa.
“Confirma-se apenas a realização de buscas no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Évora, o qual se encontra em segredo de justiça”, informou a Procuradoria-Geral da República, em resposta à Lusa.
Deputada municipal do PSD insiste não ter “acusado ninguém de nada”
A deputada municipal do PSD insiste não ter “acusado ninguém de nada”, e de apenas ter pedido ao MP “que averiguasse, que fizesse o seu trabalho”.
“Sou uma pessoa que acredita que não se deve distinguir as pessoas em função da etnia, raça. […] Todos são iguais”, afirmou Helena Palhota Simões.
Na Assembleia Municipal de Albufeira, em 26 de novembro do ano passado, cuja gravação está disponível no canal Youtube daquele órgão autárquico, Rui Cristina afirmou que não iria “gastar dinheiro com a etnia cigana”, enquanto tem os albufeirenses com necessidades de casa, em resposta a um deputado municipal sobre a construção de habitação social no concelho.
“Isto é muito polémico o que vou dizer, eu não sou deste tipo de conversa, mas tenho de dizer isto. Peço desculpa, isto é duro estar-vos a dizer isto. Podem chamar-me xenófobo, podem chamar-me o que vocês quiserem. Primeiro estamos nós, que pagamos impostos e que temos necessidades, e depois estão estas comunidades. É assim que vai ser. Enquanto eu cá estiver, nestes quatro anos […], será assim relativamente a isto”, afirmou.
Presidente da Câmara de Albufeira também apresentou queixa contra deputada municipal
Segundo a deputada municipal, o presidente da Câmara de Albufeira também apresentou, entretanto, uma queixa contra ela por difamação agravada, estando os dois processos apensos.
Rui Cristina iniciou funções em 04 de novembro de 2025 como presidente da Câmara de Albufeira, no distrito de Faro, cargo para o qual foi eleito, em outubro, pelo Chega, com 40,51% dos votos, destronando o PSD/CDS-PP, que geria o município há várias décadas.
A vitória de Rui Cristina em Albufeira marcou a entrada do Chega no poder autárquico do distrito de Faro, depois de o partido ter vencido as legislativas de 2024 e de 2025 no Algarve.
A agência Lusa tentou obter uma reação pelo telefone do presidente da Câmara de Albufeira, mas sem sucesso, até ao momento.
Leia também: Ventura critica buscas na Câmara de Albufeira e acusa autoridades de intimidação














