Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Câmara Municipal de Albufeira. Crédito: Rui Gregório
Algarve, Política

Albufeira reage a investigação e rejeita acusações de discriminação

Autarquia assegura cumprimento da lei e colaboração com o Ministério Público no âmbito da investigação em curso

18:35 25 Março, 2026 18:39 25 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Câmara Municipal de Albufeira rejeitou esta quarta-feira que o seu presidente, Rui Cristina, eleito pelo Chega, tenha discriminado qualquer grupo ou etnia, assegurando que está a colaborar com as investigações conduzidas pelo Ministério Público.

Em comunicado, a autarquia recorda que “o presidente da Câmara solicitou no início do seu mandato uma auditoria à gestão da autarquia e está, desde o dia da tomada de posse, a encontrar soluções para os inúmeros problemas existente”.

Na mesma nota, é ainda referido que a auditoria decorre “no uso da competências que estão atribuídas às câmaras municipais nestas matérias, para todos, de forma condigna e igual, não discriminando (positiva ou negativamente) qualquer grupo, etnia ou qualquer outro em detrimento de outros, o que seria ilegal (sendo que, se no passado ocorreu, foi em violação da lei)”.

O Ministério Público confirmou a realização de buscas na Câmara Municipal de Albufeira, no âmbito de um inquérito que se encontra em segredo de justiça, não tendo avançado mais detalhes sobre as suspeitas em causa.

“Confirma-se apenas a realização de buscas no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Évora, o qual se encontra em segredo de justiça”, adiantou a Procuradoria-Geral da República, em resposta à Lusa.

Na nota, a Câmara de Albufeira refere ainda que pretende “esclarecer” sobre as buscas da Polícia Judiciária feitas na autarquia, na sequência da denúncia de uma deputada municipal sobre “declarações discriminatórias para com a comunidade cigana” de Rui Cristina, numa sessão da Assembleia Municipal.

Autarquia aponta a denúncia e processo paralelo

De acordo com a Câmara de Albufeira, a investigação refere-se também uma queixa apresentada por Rui Cristina contra a deputada municipal Helena Palhota Simões (eleita pelo PSD) “pela prática de atos aptos a manchar o seu bom-nome, credibilidade e honra, em que a mesma é investigada pela prática do crime de difamação agravada e denúncia caluniosa”.

Helena Palhota Simões disse hoje à Lusa que se limitou a solicitar ao Ministério Público, em meados de dezembro, que averiguasse declarações feitas por Rui Cristina, tendo enviado cópia da ata da Assembleia Municipal de 27 de novembro, com o ‘link’ no Youtube das declarações.

Câmara critica atuação do Ministério Público

Sobre as buscas, a Câmara de Albufeira adianta que a documentação solicitada “é pública e publicada, pelo que um ofício resolveria” o problema, censurando o Ministério Público por esta instituição “mobilizar meios para recolher informação que é pública e facilmente acessível”.

“A autarquia colabora, desde o primeiro momento, fornecendo todas as informações solicitadas”, assegura a autarquia.

Na Assembleia Municipal de Albufeira de 26 de novembro, cuja gravação está disponível no canal Youtube daquele órgão autárquico, Rui Cristina afirmou que não iria “gastar dinheiro com a etnia cigana”, enquanto existem munícipes com necessidades de casa, em resposta a um deputado municipal sobre a construção de habitação social no concelho.

“Isto é muito polémico o que vou dizer, eu não sou deste tipo de conversa, mas tenho de dizer isto. Peço desculpa, isto é duro estar-vos a dizer isto. Podem chamar-me xenófobo, podem chamar-me o que vocês quiserem. Primeiro estamos nós, que pagamos impostos e que temos necessidades, e depois estão estas comunidades. É assim que vai ser. Enquanto eu cá estiver, nestes quatro anos […], será assim relativamente a isto”, afirmou.

Rui Cristina iniciou funções em 04 de novembro como presidente da Câmara de Albufeira, cargo para o qual foi eleito, em outubro, pelo Chega, com 40,51% dos votos, destronando a coligação PSD/CDS-PP, que geria o município há várias décadas.

A vitória de Rui Cristina em Albufeira marcou a entrada do Chega no poder autárquico do distrito de Faro, depois de o partido ter vencido as legislativas de 2024 e de 2025 no Algarve.

Leia também: Ventura critica buscas na Câmara de Albufeira e acusa autoridades de intimidação

Carros. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Vai comprar um carro usado? Estes são os veículos que lideram a fraude nos conta-quilómetros

18:00 14 Maio, 2026 14:51 13 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, preste atenção: veja que veículos lideram na fraude nos conta-quilómetros e o que verificar antes do negócio

Algarve Cultura

Música, tradição e convívio animaram Dia da Espiga em Albufeira

18:28 14 Maio, 2026 18:28 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia da Espiga juntou gerações em Albufeira numa celebração de tradições, convívio e envelhecimento ativo

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Depois do frio ‘de morte’ vem aí calor de África: temperaturas baixaram em Portugal mas nesta data subirão até aos 30 ºC nestas regiões

09:00 14 Maio, 2026 16:57 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Na próxima semana, adivinha-se o primeiro episódio de calor em Portugal proveniente de África, com estas regiões a chegar aos 30 ºC

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Algarve Cultura

Recriações, mercados e espetáculos marcam Festival Setecentista em VRSA

18:45 14 Maio, 2026 18:46 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Histórico leva Vila Real de Santo António ao século XVIII com três dias de recriações e animação cultural

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Cultura Nacional

Existe uma forma simples de ‘conhecer’ os seus antepassados com registos de até há 500 anos: veja como o fazer

13:00 14 Maio, 2026 11:36 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Quem tiver curiosidade em conhecer os seus antepassados pode fazê-lo através desta plataforma que tem registos de até há 500 anos atrás

Algarve Economia

AP Adriana Beach Resort em Albufeira conquista prémio “Family Hotel”

18:10 14 Maio, 2026 17:50 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Resort de Albufeira conquista prémio nacional e reforça posição de destaque no turismo familiar em Portugal

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Recebe apoios da Segurança Social? Há uma mudança recente que convém não ignorar

09:40 14 Maio, 2026 09:32 14 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Se recebe prestações sociais, houve uma atualização discreta no portal oficial. A nova funcionalidade pode poupar tempo e resolver pedidos recorrentes

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia

Há quem possa ter direito a reembolsos inesperados no IRS: saiba quem e como

12:00 14 Maio, 2026 12:15 14 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Durante anos, muitos perderam benefícios fiscais sem o saberem. Uma mudança recente pode permitir recuperar valores relevantes no IRS

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Cientista a trabalhar em bateria. Crédito: Foto AI
Mundo Tech

Adeus bateria de lítio? Chineses testam nova bateria a água que pode durar 300 anos e ‘dar uma cambalhota’ no mercado energético

16:40 13 Maio, 2026 15:37 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Está a ser testada na China uma nova bateria a água que reduz bastante o impacto ambiental e pode 'revolucionar' a energia a nível mundial

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Carros. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Vai comprar um carro usado? Estes são os veículos que lideram a fraude nos conta-quilómetros

18:00 14 Maio, 2026 14:51 13 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, preste atenção: veja que veículos lideram na fraude nos conta-quilómetros e o que verificar antes do negócio

Algarve, Cultura

Música, tradição e convívio animaram Dia da Espiga em Albufeira

18:28 14 Maio, 2026 18:28 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia da Espiga juntou gerações em Albufeira numa celebração de tradições, convívio e envelhecimento ativo

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Depois do frio ‘de morte’ vem aí calor de África: temperaturas baixaram em Portugal mas nesta data subirão até aos 30 ºC nestas regiões

09:00 14 Maio, 2026 16:57 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Na próxima semana, adivinha-se o primeiro episódio de calor em Portugal proveniente de África, com estas regiões a chegar aos 30 ºC

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Algarve, Cultura

Recriações, mercados e espetáculos marcam Festival Setecentista em VRSA

18:45 14 Maio, 2026 18:46 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Histórico leva Vila Real de Santo António ao século XVIII com três dias de recriações e animação cultural

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Cultura, Nacional

Existe uma forma simples de ‘conhecer’ os seus antepassados com registos de até há 500 anos: veja como o fazer

13:00 14 Maio, 2026 11:36 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Quem tiver curiosidade em conhecer os seus antepassados pode fazê-lo através desta plataforma que tem registos de até há 500 anos atrás

Algarve, Economia

AP Adriana Beach Resort em Albufeira conquista prémio “Family Hotel”

18:10 14 Maio, 2026 17:50 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Resort de Albufeira conquista prémio nacional e reforça posição de destaque no turismo familiar em Portugal

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Recebe apoios da Segurança Social? Há uma mudança recente que convém não ignorar

09:40 14 Maio, 2026 09:32 14 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Se recebe prestações sociais, houve uma atualização discreta no portal oficial. A nova funcionalidade pode poupar tempo e resolver pedidos recorrentes

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia

Há quem possa ter direito a reembolsos inesperados no IRS: saiba quem e como

12:00 14 Maio, 2026 12:15 14 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Durante anos, muitos perderam benefícios fiscais sem o saberem. Uma mudança recente pode permitir recuperar valores relevantes no IRS

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Cientista a trabalhar em bateria. Crédito: Foto AI
Mundo, Tech

Adeus bateria de lítio? Chineses testam nova bateria a água que pode durar 300 anos e ‘dar uma cambalhota’ no mercado energético

16:40 13 Maio, 2026 15:37 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Está a ser testada na China uma nova bateria a água que reduz bastante o impacto ambiental e pode 'revolucionar' a energia a nível mundial

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Últimas Notícias

  • Recriações, mercados e espetáculos marcam Festival Setecentista em VRSA
    Recriações, mercados e espetáculos marcam Festival Setecentista em VRSA
  • Música, tradição e convívio animaram Dia da Espiga em Albufeira
    Música, tradição e convívio animaram Dia da Espiga em Albufeira
  • AP Adriana Beach Resort em Albufeira conquista prémio “Family Hotel”
    AP Adriana Beach Resort em Albufeira conquista prémio “Family Hotel”
  • Vai comprar um carro usado? Estes são os veículos que lideram a fraude nos conta-quilómetros
    Vai comprar um carro usado? Estes são os veículos que lideram a fraude nos conta-quilómetros
  • ‘O que conta é o interior e o exterior’: este resort no Algarve tem ofertas com pensão completa a partir de 70€ e o barco para a praia é gratuito
    ‘O que conta é o interior e o exterior’: este resort no Algarve tem ofertas com pensão completa a partir de 70€ e o barco para a praia é gratuito
  • Usumane Djumo leva Algarve ao Campeonato Africano de Atletismo
    Usumane Djumo leva Algarve ao Campeonato Africano de Atletismo

Opinião

  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
    UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal