A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) anunciou que, em 2025, concedeu apoio a nove projetos criativos culturais de âmbito regional, sob o lema “Viver o Património, Abraçar a Cultura”. Segundo a entidade, estes apoios inserem-se na missão das CCDRs, que “desde 1 de janeiro de 2024 integram os serviços desconcentrados da área governativa da Cultura”, promovendo iniciativas que reforçam a criação e a programação cultural no território algarvio.
Entre os projetos apoiados destaca-se a Cinemalua – Associação Cultural, nascida da oferta assimétrica de cinema no Algarve e que procura aproximar a sétima arte das comunidades locais.

“O Cinemalua nasceu em 2019, idealizado e desenvolvido por Nuno Cardoso que, desde então, percorre centenas de quilómetros para levar cinema às aldeias, vilas e cidades do Sotavento algarvio”, sublinha a CCDR Algarve, que tem vindo a divulgar um conjunto de vídeos sobre estas iniciativas.
As sessões decorrem ao ar livre, “transformando praças, ruas e jardins em salas de cinema a céu aberto e fazendo o cinema chegar a pessoas e comunidades com acesso dificultado a esta expressão cultural”, reforça a entidade.
Atualmente, o principal objetivo deste projeto é “consolidar e expandir a rede itinerante de exibição cinematográfica no Algarve, criada ao longo das edições anteriores”, acrescenta a CCDR Algarve.
De acordo com os dados partilhados pela Comissão, “entre 2019 e 2025, ao longo de sete edições, o Cinemalua percorreu 12.972 quilómetros, mais de 56 locais, realizou 337 sessões e reuniu mais de 15.000 espetadores”.
Leia também: Idade da reforma de volta aos 65 anos e sem penalizações? Conheça a nova proposta apresentada ao Parlamento