Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, o Carnaval de Loulé volta ao “sambódromo” louletano para três dias de folia no “mais antigo corso do país”.
Segundo a autarquia louletana, “este ano, o tema vai ser ‘Super Carnaval’, com os mais icónicos super-heróis a integrarem o desfile, em tom de sátira política, social e desportiva”.

De acordo com o Município, “o cortejo, que acontece a partir das 15h, conta com 14 carros alegóricos, mais de 600 figurantes”, integrando ainda “grupos de animação em representação das associações e IPSS do concelho, escolas de samba, gigantones, malabaristas e até um DJ”.
A animação musical será marcada por “sonoridades vindas do outro lado do Atlântico”.
Zé Povinho lidera sátira política nacional
O Município de Loulé destaca que “o principal ‘super-herói’ desta folia louletana vai ser o Zé Povinho”, que surge com “os seus super-poderes para enfrentar o aumento do custo de vida, os problemas no SNS ou a dificuldade em conseguir uma habitação”.

A agenda política nacional volta a marcar presença, sendo referido que “as Eleições Presidenciais são um dos motivos de inspiração para os organizadores”, com um carro alegórico dedicado “a essa corrida a Belém”.
Sátira judicial, futebol e política internacional
A autarquia recorda que “a Operação Marquês já vai longa e José Sócrates continua a ocupar as primeiras páginas dos jornais”, surgindo no desfile como “Joker, o arqui-inimigo de Batman”.
No plano desportivo, o Município sublinha que “Cristiano Ronaldo seria com toda a certeza, a cada edição, o Rei do Carnaval de Loulé”, estando também presentes “as quezílias do futebol português”, com os presidentes dos três grandes retratados como super-heróis.

No panorama internacional, “a tensão na Venezuela também estará em Loulé”, num carro em que “o bote de Nicolás Maduro carregado de droga é intercetado pelo Capitão América Donald Trump”.
Bilhetes solidários e programa complementar
O Município adianta que “o preço dos bilhetes é de 2 euros” e que “a componente solidária do desfile mantém-se”, destinando-se a verba arrecadada “às associações participantes e a apoiar causas sociais”.

A par do desfile, “a Autarquia promove um programa de animação para estes dias”, que inclui “o histórico Torneio Internacional de Vela do Carnaval, o Grande Prémio de Atletismo de Carnaval” e “o tradicional Baile de Gala”.
Leia também: Hospital Particular do Algarve pioneiro em cirurgia robótica de revisão do joelho






















