O Município de Tavira, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Tavira, promove a 19.ª edição da Semana da Leitura, uma iniciativa integrada no Plano Nacional de Leitura (PNL). O evento decorre entre os dias 9 e 15 de março em vários espaços do concelho, com um programa diversificado que celebra a importância do livro e da leitura como ferramentas essenciais para o conhecimento e a cultura.
Ao longo desta semana, os agrupamentos escolares da rede pública e privada são convidados a celebrar a leitura e a incentivar o gosto pelos livros. Além disso, associações, empresas e outras entidades envolvem-se nesta iniciativa, levando a leitura para além dos espaços tradicionais de ensino, promovendo-a junto da comunidade e tornando-a acessível a diferentes públicos.
O programa inclui diversas atividades, entre as quais sessões de leitura, apresentações de livros, exposições bibliográficas e performances dedicadas a Luís Vaz de Camões, no âmbito das comemorações dos 500 anos do seu nascimento. Nos autocarros “Sobe e Desce” serão exibidos excertos de textos literários subordinados a um tema específico, proporcionando aos passageiros momentos de contacto com a literatura.
No dia 9 de março, às 15:00, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos recebe uma das primeiras atividades da Semana da Leitura. No dia 11, às 10:00, a Biblioteca Escolar D. Paio Peres Correia (Horta do Carmo) acolhe a apresentação do livro O Verdadeiro Tesouro da Dieta Mediterrânica em Tavira: Património Cultural Imaterial em Portugal, de Inês Zarcos, numa organização da Associação Praça dos Livros Livres.
No dia 12, assinala-se o “Miúdos a Votos – Dia Nacional das Eleições”, nas Bibliotecas Escolares, promovendo a participação dos mais jovens no debate e na escolha dos seus livros favoritos. Já no dia 14, haverá duas sessões do evento No Reino dos Porquês, a Ciência Cantada e Contada, com Carlos Fiolhais e Daniel Completo: a primeira às 11:00 nas Bibliotecas Escolares e a segunda às 18:00 na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
A programação estende-se também a iniciativas como Tavira a Ler, que envolve estafetas de leitura na Rádio Gilão, leituras em salas de aula, arruadas de leitura, performances de poesia cantada e atividades como O Comboio Poético, que alia a expressão corporal à poesia. Os alunos também participarão em leituras de poemas e contos em lares e centros de dia, numa ação intitulada Ler para (entre)Ter.
A Semana da Leitura em Tavira promete envolver toda a comunidade, promovendo o gosto pelos livros e incentivando o hábito da leitura em diferentes contextos.
Mais informações: no Município de Tavira e nas Bibliotecas de Tavira
Leia também: Aprenda o método norueguês para secar a roupa em cinco minutos sem recurso a máquina
