Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Médico a trabalhar. Crédito: Freepik
Médico a trabalhar. Crédito: Freepik
Algarve

Algarve soma mais de mil reclamações na saúde no primeiro semestre do ano

Segundo a ERS, a ULS do Algarve recebeu 1.429 reclamações no primeiro semestre, uma das mais visadas a nível nacional

11:10 31 Outubro, 2025 11:11 31 Outubro, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 42.986 reclamações nos primeiros seis meses do ano sobre unidades de saúde públicas, privadas e sociais, mais 3,4% comparativamente a igual período de 2024, revela um relatório esta sexta-feira divulgado.

Segundo os dados do regulador do setor da Saúde, os temas mais mencionados nas queixas foram os cuidados de saúde e segurança do doente (19,9%), os procedimentos administrativos (18,3%) e o acesso a cuidados de saúde (18,1%).

As reclamações sobre “cuidados de saúde e segurança do doente” destaca-se em prestadores do setor público com internamento, incluindo o regime de parceria público-privada, enquanto o tema “acesso a cuidados de saúde” é o mais frequente nos prestadores do setor público sem internamento.

Quanto ao setor privado com e sem internamento, as reclamações sobre “questões financeiras” são as mais comuns, enquanto no setor social ou cooperativo, o tema “cuidados de saúde e segurança do doente” é o mais mencionado independentemente da tipologia de cuidados.

Neste período, a ERS emitiu decisão relativamente a 47.275 reclamações, das quais 29.196 diziam respeito a factos ocorridos em 2025.

Segundo o documento, a Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, foi a que recebeu o maior número de reclamações neste período (2.574), seguida da ULS Amadora-Sintra (1.667), do Hospital Lusíadas (1.536), em Lisboa, e da ULS do Algarve (1.429),

Relativamente a 18.926 reclamações sobre factos ocorridos neste período e decididos pela ERS, 57,5% foram terminados sem necessidade de outra intervenção do regulador e 30,1% com resolução da situação e/ou garantia de medidas corretivas por parte dos prestadores ou “com sinalização interna para intervenção oportuna e agregada junto do setor regulado”.

“Em 10,3% dos casos (2.007 processos) revelou-se necessária a abertura de novos processos administrativos ou sancionatórios; ou a apensação a outros processos desta natureza já em curso na ERS, bem como proposta de mediação de conflitos” e 2,1% dos casos (409 processos) foram encaminhados para outras entidades com competência específica na análise dos factos reclamados.

A ERS identificou situações de incumprimento processual em 2.108 processos de reclamação, maioritariamente relativos a prestadores de cuidados de saúde do setor público.

“Sem qualquer ponderação ou rácio quanto à dimensão dos estabelecimentos, produção ou população alvo, verificou-se que os prestadores de cuidados de saúde responsáveis por, 75,1% das reclamações no período em análise correspondiam a um total de 1.158 estabelecimentos, pertencentes a 33 entidades”, sublinha.

Relativamente a processos classificados exclusivamente como elogios ou sugestões, a ERS apreciou 12.095 processos, sendo que 10.270 tinham ocorrência no ano.

Os elogios, que aumentaram 8,2% face ao mesmo período de 2024, são mais dirigidos ao pessoal clínico (32,4%), seguindo-se motivos relacionados com o funcionamento dos serviços de apoio (25,2%) e com o pessoal não clínico (20,3%).

Por comparação com os setores privado (35,2%) e social (1,3%), os prestadores do setor público (63,6%) apresentaram um maior número de elogios, independentemente da tipologia de cuidados, aponta o relatório.

Segundo a ERS, 75,5% dos elogios e sugestões diziam respeito a 683 estabelecimentos, pertencentes a 31 entidades.

No total, a ERS recebeu no primeiro semestre do ano 53.713 reclamações, elogios e sugestões (processos REC), dos quais 18,7% (10.049) diziam respeito exclusivamente a elogios.

Leia também: Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal nas próximas 48 horas e estas serão as regiões mais afetadas

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Rendas moderadas até 2.300 euros: Miranda Sarmento defende que corte no IRS pode baixar preços

09:30 24 Outubro, 2026 09:01 24 Outubro, 2026

Ministro das Finanças defende que o incentivo fiscal favorece descidas nas rendas acima dos 2.300 euros e contesta críticas da oposição

Algarve Cultura

António Bastos e DANZ levam música ao Museu Zer0

09:00 24 Outubro, 2026 18:01 21 Outubro, 2026

Museu Zer0 recebe uma performance criada com a comunidade de Santa Catarina e, dias depois, um concerto do músico algarvio DANZ

Opinião Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve, Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Rendas moderadas até 2.300 euros: Miranda Sarmento defende que corte no IRS pode baixar preços

09:30 24 Outubro, 2026 09:01 24 Outubro, 2026

Ministro das Finanças defende que o incentivo fiscal favorece descidas nas rendas acima dos 2.300 euros e contesta críticas da oposição

Algarve, Cultura

António Bastos e DANZ levam música ao Museu Zer0

09:00 24 Outubro, 2026 18:01 21 Outubro, 2026

Museu Zer0 recebe uma performance criada com a comunidade de Santa Catarina e, dias depois, um concerto do músico algarvio DANZ

Opinião, Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista
    Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista
  • Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros
    Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros
  • Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos
    Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos
  • Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha
    Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha
  • Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto
    Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal