Nem todos os quartos de hotel oferecem o mesmo nível de conforto e tranquilidade, e a escolha do número pode ser mais importante do que se imagina. Javier Sobrino, fundador da plataforma espanhola Descubriendo Viajes, afirma que, após se hospedar em inúmeros hotéis, aprendeu a identificar os quartos que convém evitar.
Atenção redobrada aos quartos terminados em ‘01’
Segundo Sobrino, os quartos com números terminados em ‘01’ estão geralmente localizados perto de áreas de circulação intensa, como os corredores junto aos elevadores, às escadas e às salas de serviço utilizadas pelo pessoal do hotel.
Ruído constante pode arruinar uma noite de descanso
Por estarem tão próximos destes pontos de passagem, estes quartos acabam por ser mais expostos ao ruído constante provocado por hóspedes que entram e saem a qualquer hora do dia ou da noite. “Estas divisões captam todo o tráfego de passos dos outros hóspedes. Também se ouve o pessoal de limpeza logo pela manhã, com os carrinhos a passar e os materiais a serem reabastecidos nas zonas de serviço”, explicou Sobrino ao Daily Mail.
O barulho não escolhe horas
Entre os madrugadores que descem para o pequeno-almoço e os que chegam tarde da noite, o ruído pode ser uma constante à porta do quarto.
Sobrino afirma que os hotéis procuram vender todos os quartos e não têm por hábito informar os clientes sobre as localizações menos recomendadas.
Localizações por cima de bares e restaurantes são desaconselhadas
Além dos quartos junto aos elevadores, é preferível evitar aqueles que fiquem por cima de bares ou restaurantes, devido ao barulho prolongado.
A proximidade à rua também pode perturbar o descanso
O ruído do trânsito e das cargas e descargas matinais nos cais pode comprometer a qualidade do sono de muitos hóspedes.
Os quartos próximos das escadas estão sujeitos ao ruído de portas pesadas a bater, perturbando quem deseja descansar cedo.
Recomendamos: Nem cerveja, nem vinho: hospedeira revela qual é a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião
Para famílias, a localização do quarto é ainda mais importante
Sobrino sublinha que quem viaja com crianças pequenas deve evitar estas zonas ruidosas para garantir noites mais calmas.
Saber pedir pode fazer a diferença
O especialista aconselha os viajantes a telefonar diretamente para o hotel após fazerem a reserva, para solicitar um quarto mais tranquilo.
Segundo este, basta dizer algo como “prefiro um quarto tranquilo, longe dos elevadores” para que o pedido seja considerado.
Programas de fidelização podem ajudar
Estar registado no programa de fidelização de um hotel pode não só garantir vantagens acumuladas, como também melhorar significativamente a experiência de estadia. Muitos estabelecimentos hoteleiros valorizam os clientes habituais e, como tal, tendem a dar prioridade a membros dos seus programas quando se trata da atribuição de quartos.
Embora nem sempre isso signifique um upgrade gratuito, a verdade é que os funcionários da receção têm mais margem para atender pedidos especiais, como um quarto mais silencioso, longe de zonas de passagem, ou com melhor vista. De acordo com o Daily Mail, esses detalhes fazem a diferença para quem procura tranquilidade e conforto.
Pequenos gestos garantem grandes melhorias na estadia
Sobrino lembra que mencionar uma ocasião especial ou o tempo de espera pelas férias pode sensibilizar o hotel para atender melhor ao pedido.
Leia também: Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam que este peixe tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”
















