Perder o passaporte durante uma viagem pode transformar um simples dia de férias num pesadelo. Basta um momento de distração ou um local mal escolhido para guardar o documento e tudo muda. A boa notícia? Evitar esta situação está ao alcance de um pequeno gesto.
O erro mais comum que muitos ainda cometem
Segundo especialistas, citados pela Reader’s Digest, o bolso de trás das calças continua a ser o lugar mais perigoso para guardar o passaporte. É um dos primeiros alvos dos carteiristas, sobretudo em locais turísticos e zonas com grande movimento.
Apesar de parecer prático, este local deixa o documento demasiado exposto, e muitas vezes basta um ligeiro empurrão ou uma distração para que desapareça sem dar por isso, alerta a fonte acima citada.
Alguns destinos exigem redobrada atenção
Países como Itália, França e Espanha são frequentemente associados a furtos em massa a turistas. Os carteiristas atuam com rapidez, aproveitando filas, transportes ou momentos de confusão para agir.
O passaporte, com o seu formato e cor distintos, é facilmente identificável. Deixá-lo visível numa mochila ou bolsa pouco segura é meio caminho para o perder.
Evite ao máximo bolsas e mochilas desprotegidas
Guardar o passaporte em compartimentos exteriores, abertos ou com fechos frágeis é arriscado. Também não é aconselhável usá-lo como documento de identificação para entrar em museus, eventos ou lojas, se houver alternativa, refere a mesma fonte.
Quanto menos vezes o tirar da mala, melhor. E, se tiver de o transportar, escolha uma bolsa cruzada junto ao corpo, de preferência com fecho e difícil acesso.
Melhor lugar para guardar o passaporte
O cofre do quarto do hotel, desde que esteja funcional, continua a ser uma das opções mais seguras para guardar o documento. Caso tenha dúvidas, peça ajuda à receção para confirmar se o sistema está a funcionar corretamente. Uma dica simples: coloque um objeto de uso obrigatório no cofre, como um sapato ou carregador, para não se esquecer de levar o passaporte no dia de regresso.
Recomendamos: Viu fita cola na porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra o que deve (mesmo) fazer
Mas há exceções em que terá de o transportar consigo
Em algumas situações, pode ter mesmo de levar o passaporte consigo, seja para levantar reservas, para provar identidade num alojamento ou em situações legais inesperadas.
Nesse caso, escolha um bolso interior, uma bolsa de cintura por baixo da roupa ou outro sistema seguro e não visível. De acordo com a mesma fonte, deve evitar ao máximo transportá-lo em bolsas abertas ou mochilas às costas.
No entanto, muitas destas mochilas já vêm equipadas com um chamado de ‘bolso oculto’ onde pode guardar os documentos de forma mais segura.
Dicas extra para reforçar a segurança
Faça uma cópia impressa do passaporte e mantenha-a separada do original. Esta cópia pode ser muito útil se o perder, facilitando o contacto com o consulado ou a polícia.
Outra solução prática é usar um cadeado TSA na mala de mão ou no compartimento onde guarda os documentos. Pequenos gestos como este podem fazer toda a diferença.
E se o perder? Saiba o que fazer
Apresente de imediato queixa às autoridades locais. Depois, dirija-se ao consulado português mais próximo para solicitar um novo documento ou uma autorização provisória de regresso.
Mesmo que o passaporte apareça mais tarde, já não poderá ser usado para viajar, pois fica automaticamente cancelado após a participação de perda, refere a Reader’s Digest.
Com organização, alguma preparação e atenção aos detalhes, é possível viajar com total segurança. O passaporte é o documento mais valioso durante uma viagem.
Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro para acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão (e não só)
















