No verão, poucas frutas são tão apreciadas como a melancia, especialmente se estiver madura, doce e bem suculenta. Mas, entre tantas aparentemente iguais, como saber qual escolher? A resposta pode estar num detalhe pouco valorizado: a mancha da casca.
Segundo o site especializado em comidas e bebidas Serious Eat, essa zona mais clara, normalmente visível na base da melancia, é conhecida como mancha de campo. Surge onde a fruta esteve pousada no solo durante o amadurecimento e pode revelar muito sobre a sua qualidade. Se tiver um tom amarelo-creme ou dourado, é sinal de que a melancia amadureceu no tempo certo e terá, muito provavelmente, um sabor mais doce.
Já uma mancha esbranquiçada ou esverdeada pode indicar que a fruta foi colhida antes do tempo, o que se traduz muitas vezes numa textura menos suculenta e num sabor insípido. Por isso, a cor da mancha é um dos melhores indicadores naturais da doçura que está por dentro.
Outros sinais que revelam uma melancia no ponto
Além da mancha, há outros detalhes que ajudam a perceber se está perante uma boa escolha. Uma casca opaca e sem brilho é geralmente sinal de maturação completa. Se puder, bata levemente na melancia: o som ideal é oco e vibrante, um bom indício de que está no ponto.
O peso também conta. Segundo a Serious Eats, entre duas melancias de tamanho semelhante, opte pela mais pesada, pois tende a estar mais sumarenta. E se o pedúnculo ainda estiver presente, repare se está castanho e seco, outro sinal de colheita no momento certo.
Melancia não é só para comer à fatia
Para além de crua, a melancia pode ser usada em sumos, saladas ou até grelhada. A sua composição rica em água torna-a excelente para hidratar o corpo e a pele, o que é especialmente útil em dias quentes.
E não é a única. Frutas como melão, pêssego e morango também ajudam a manter os níveis de hidratação e fornecem nutrientes essenciais para o verão. Escolhê-las bem, no entanto, continua a ser o segredo para aproveitar o melhor de cada uma.
Na próxima ida ao mercado ou supermercado, lembre-se da mancha da casca. É uma pista simples, mas eficaz, para garantir que leva para casa uma melancia madura, doce e perfeita para refrescar os dias quentes.
















