Para a maioria das pessoas, não há verão sem praia, e num país com tanta costa, não é difícil satisfazer este desejo. No entanto, o verdadeiro desafio, por vezes, é encontrar uma praia incrível, quiçá paradisíaca, mas que não esteja “inundada” de turistas. Foi a pensar nesta dificuldade que o motor de pesquisa de viagens Flight Network enumerou uma lista com as 50 melhores praias inexploradas do mundo. Para isso, recorreu à experiência de mais de 1200 jornalistas, editores, bloggers e agências de viagens, como adianta a Sapo Viagens. O resultado é um catálogo de praias maravilhosas, inexploradas e bem preservadas, onde até vai sentir que é o primeiro a descobri-las. O melhor de tudo? O quinto lugar pertence a uma praia portuguesa.
Localizada a cerca de cinco quilómetros a norte de Vila Nova de Milfontes, a Praia do Malhão é uma praia natural com um extenso areal branco que se funde harmoniosamente com as dunas, criando uma simbiose perfeita com a natureza. Afastada dos centros urbanos, esta praia portuguesa transmite paz e tranquilidade, revigorando tanto o corpo como a alma.
A ondulação presente das suas águas permitem a prática de desportos aquáticos, como o surf e o bodyboard. Desde 2019, a zona norte da praia foi oficializada para a prática naturista. O acesso faz-se por uma estrada de terra batida, próxima da localidade de Brunheiras.
A Praia do Malhão foi a nona praia legalizada em Portugal para a prática naturista. Situada no concelho de Odemira, tornando-o no segundo concelho em Portugal com duas praias oficiais naturistas, apresenta uma envolvência natural inserida na Costa Vicentina.
No topo norte da Praia do Malhão, encontram-se pequenos recantos e bicas de água numa zona onde a beleza das rochas e um “mar de pedras” conferem uma identidade única a este local.
O acesso ao areal faz-se por um passadiço de madeira até ao areal, e depois, deve-se caminhar em direção ao norte (lado direito) até encontrar a placa que indica a praia naturista.
A praia não é vigiada na zona naturista, apenas na zona têxtil, pelo que a segurança deve ser uma preocupação dos visitantes. O estacionamento é em terra, junto à entrada, sendo recomendado escolher o segundo parque.
Esta combinação de beleza natural, tranquilidade e oportunidade para a prática de desportos aquáticos faz da Praia do Malhão um destino imperdível para quem busca um contacto mais íntimo com a natureza, longe da agitação dos centros urbanos.
Leia também: Espanhóis elegem vila algarvia um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês