A escolha dos alimentos certos pode fazer uma grande diferença na saúde digestiva. Entre todas as frutas, o kiwi destaca-se como uma das que mais benefícios pode trazer ao intestino. Rico em fibra e enzimas naturais, este fruto tem sido recomendado por especialistas como uma ajuda eficaz para melhorar o trânsito intestinal e apoiar o equilíbrio das bactérias no sistema digestivo. Além disso, o consumo regular desta fruta pode ter efeitos positivos noutras áreas da saúde, como a regulação do colesterol e o reforço da imunidade.
A alimentação influencia diretamente a saúde intestinal
Problemas como obstipação ou diarreia afetam muitas pessoas e, segundo o site Parade, a alimentação tem um papel determinante na regulação do trânsito intestinal.
Mesmo quem não sofre de distúrbios digestivos pode beneficiar de uma dieta que favoreça o bom funcionamento do intestino, contribuindo também para a saúde do cérebro, do coração e do sistema imunitário.
O papel da fibra e dos antioxidantes
De acordo com o gastroenterologista Eric Yoon, uma dieta rica e variada em frutas e vegetais promove a diversidade de bactérias benéficas no intestino.
Cada cor nas frutas representa nutrientes diferentes que, em conjunto, ajudam a manter um ambiente intestinal equilibrado. Frutos vermelhos, por exemplo, são ricos em antioxidantes, enquanto as bananas fornecem fibras prebióticas.
A professora Jiying Ling, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Michigan, acrescenta que o ideal é consumir fruta inteira ou em smoothies, evitando os sumos, que perdem grande parte da fibra essencial.
A fruta que merece mais destaque
Entre todas as opções, o kiwi é apontado como a fruta que toda a gente devia comer mais vezes. Contém tanto fibra solúvel como insolúvel, o que o torna eficaz na prevenção da obstipação e na promoção de uma digestão regular.
A fibra solúvel ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, enquanto a fibra insolúvel facilita o movimento dos alimentos pelo sistema digestivo.
O kiwi contém ainda actinidina, uma enzima natural que contribui para a decomposição das proteínas e melhora a digestão. Segundo o Parade, esta enzima também pode ser encontrada em frutas como a papaia, ananás, banana, manga e figos.
Leia também: Prazo de validade da carta de condução mudou recentemente: fique a saber a nova data e evite coimas de 600€
















