O mais recente relatório da startup espanhola Waynabox revela um dado inesperado: os destinos mais rejeitados por viajantes de Espanha ao reservar escapadelas surpresa. A análise mostra que cidades icónicas e populares do turismo europeu, como Londres, Porto e Lisboa, são afinal as mais frequentemente descartadas pelos utilizadores da plataforma.
De acordo com a La Razón, a empresa compilou pela primeira vez um ranking com base nas escolhas dos seus clientes. O resultado indicou que, apesar de atrativas e bem classificadas em vários rankings turísticos, estas cidades são as primeiras a ser excluídas quando os utilizadores têm a possibilidade de eliminar destinos indesejados antes de confirmar uma escapadela.
Três líderes improváveis no topo da rejeição
Londres, Porto e Lisboa surgem nas três primeiras posições da lista. Estas cidades, frequentemente associadas a experiências culturais ricas, gastronomia variada e boa oferta hoteleira, não escaparam ao corte inicial dos viajantes espanhóis. Segundo a mesma fonte, a proximidade com Portugal pode explicar a exclusão de Lisboa e Porto, enquanto no caso de Londres, as razões mantêm-se pouco claras.
Em declarações à La Razón, Jordi Agustí, CEO da Waynabox, admite que os resultados surpreenderam: “há cidades nesta lista que estão entre as mais vibrantes e bonitas da Europa.” Acrescenta que é a primeira vez que a empresa conduz este tipo de análise e que o comportamento dos utilizadores revelou tendências inesperadas.
Paris e Milão também entre as rejeitadas
O top 5 fica completo com Paris e Milão, dois destinos habitualmente muito procurados em plataformas de reservas convencionais. Contudo, conforme escreve o jornal, ambos foram excluídos com frequência pelos clientes da Waynabox, logo após as três primeiras classificadas.
A publicação avança que razões, como preços elevados, sobrelotação turística ou familiaridade excessiva podem estar na origem destas escolhas. “Muitas pessoas já visitaram estas cidades ou consideram-nas demasiado comuns para uma surpresa”, explica a empresa.
Demasiado perto ou pouco exóticas
Em relação ao caso específico de Lisboa e Porto, a localização pode ser um fator decisivo. A proximidade física entre Espanha e Portugal poderá fazer com que os viajantes percecionem estas cidades como acessíveis de mais e, por isso, pouco apelativas para uma escapadela que se pretende fora do comum.
O fenómeno parece assim apontar para um desejo de evasão que privilegia a distância e a novidade, em detrimento da conveniência ou da popularidade. Para escapadelas curtas, muitos espanhóis procuram experiências menos previsíveis e mais distantes da rotina.
Outros nomes que surpreendem na lista
Na lista dos 15 destinos mais descartados constam ainda cidades, como Bruxelas, Lyon, Roma, Nice, Genebra, Marrakech, Berlim, Marselha, Manchester e Maiorca. Segundo a mesma fonte, algumas destas localizações são excluídas sem um motivo lógico aparente.
A publicação salienta que não existe uma explicação única para este padrão, mas que elementos como já terem sido visitadas anteriormente, serem vistas como caras ou demasiado movimentadas podem influenciar as escolhas dos utilizadores.
Waynabox: o conceito que está a mudar a forma de viajar
Fundada em Espanha, a Waynabox permite reservar viagens cujo destino só é conhecido 48 horas antes da partida. O pacote inclui voos, hotel e um guia personalizado. Os utilizadores podem, no entanto, excluir previamente até três cidades, evitando locais onde não desejam ir.
Desde a criação da empresa, mais de 250 mil viajantes de países, nomeadamente Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido já participaram nesta experiência de escapadela surpresa. A plataforma oferece também viagens de carro ou autocaravana, alargando o conceito à descoberta por estrada.
Desinteresse ou excesso de familiaridade?
Apesar de não haver consenso sobre os motivos, os dados agora revelados ilustram uma mudança de perceção sobre alguns destinos turísticos consolidados. O que para uns continua a ser sinónimo de cultura e património, para outros já não representa surpresa ou emoção.
A forma como as pessoas escolhem os seus destinos de férias parece estar a evoluir. E mesmo que Londres, Porto ou Lisboa continuem a ser visitadas por milhões todos os anos, há uma nova geração de viajantes que começa a procurar o inesperado, nem que isso signifique dizer não a algumas das cidades mais famosas da Europa.
Leia também: Há uma nova fraude no Multibanco que pode deixá-lo de ‘carteira vazia’: veja como se proteger
















