Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Animais, Saúde

Autoridades espanholas alertam para este vírus muito perigoso presente em mosquitos que pode ser mortal e está ‘muito próximo’ de Portugal

Com alguns casos no sul de Espanha, as autoridades lançaram o alerta para este vírus muito perigoso presente nos mosquitos e que pode aproximar-se de Portugal

18:10 14 Outubro, 2025 17:13 14 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As autoridades de saúde espanholas confirmaram a presença do vírus do Nilo Ocidental em mosquitos capturados numa zona residencial de Málaga, no sul de Espanha, um destino muito procurado por turistas britânicos. O caso levou à declaração oficial de alerta sanitário, que se prolongará, pelo menos, até ao início de novembro.

Alerta em Málaga, Cádiz e Sevilha

O vírus foi detetado no bairro de Tarajal, a cerca de dez quilómetros do centro de Málaga, após análises laboratoriais realizadas pelo Departamento de Saúde e Consumo da Andaluzia. Casos semelhantes foram identificados em Tahivilla, no concelho de Tarifa (Cádiz), e em La Luisiana, na província de Sevilha.

Segundo as autoridades, citadas pelo jornal britânico Express, a decisão de ativar o alerta foi tomada após uma avaliação de risco urgente que concluiu que os mosquitos infetados se encontravam muito próximos de zonas habitadas. A medida, inicialmente válida por quatro semanas, poderá ser prolongada para além de 5 de novembro caso surjam novos casos ou se detetem mais insetos portadores do vírus.

Durante este período, serão reforçados os trabalhos de monitorização de mosquitos, aves e cavalos, bem como a vigilância de eventuais sintomas em humanos.

Sintomas e riscos para a população

Na maioria das pessoas, o vírus do Nilo Ocidental (WNV) não causa sintomas, mas cerca de um em cada cinco infetados desenvolve febre, dores de cabeça, dores musculares e outros sintomas semelhantes aos da gripe. De acordo com a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, estes sinais costumam surgir entre dois e 14 dias após a infeção e desaparecem em três a seis dias.

Em casos raros, o vírus pode atingir o sistema nervoso central, provocando inflamações no cérebro ou na medula espinal, podendo ser fatal, de acordo com a fonte acima citada.

Um cidadão britânico, residente em Hampshire, que contraiu o vírus durante uma viagem à Índia, contou à BBC que ficou “seriamente doente” e continua a lidar com as sequelas um ano depois. “Apresentava sintomas semelhantes aos de um AVC. Foi assustador”, afirmou, acrescentando que ainda sofre de fraqueza e tremores no lado esquerdo do corpo.

Escolas e lares sob orientação especial

Em Málaga, as autoridades locais estão a emitir orientações preventivas a escolas, lares e moradores das zonas afetadas, recomendando o uso de repelentes, roupas que cubram a pele e redes mosquiteiras.

Na cidade de Antequera, também na província de Málaga, um cavalo testou positivo à febre do Nilo, o que confirma que o vírus está ativo na região. Apesar de o animal se encontrar a mais de um quilómetro de qualquer zona habitada, a área foi classificada como de alto risco, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Casos em forte crescimento na Europa

De acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), entre junho e setembro de 2025 foram registados 989 casos de infeção em 13 países europeus, resultando em 63 mortes.

A maioria das infeções ocorreu em Itália (714 casos), seguida da Grécia (91), Sérvia (60), França (42), Roménia (36) e Espanha (23).

Os números deste ano já ultrapassam a média da última década, que rondava os 687 casos para o mesmo período. Ainda assim, o surto de 2025 continua abaixo dos picos registados em 2018, 2022 e 2024, quando foram contabilizadas mais de mil infeções em toda a Europa.

Vigilância reforçada no sul de Espanha

As autoridades sanitárias andaluzas garantem que o vírus se encontra “sob controlo”, mas alertam para a necessidade de manter vigilância reforçada até ao inverno, altura em que as temperaturas mais baixas reduzem a atividade dos mosquitos, de acordo com o Express.

O vírus do Nilo Ocidental, transmitido pela picada de mosquitos infetados, continua a ser uma das principais preocupações de saúde pública na Europa meridional, especialmente nas regiões costeiras onde o clima quente favorece a sua propagação.

Leia também: Despedido por faltar ao trabalho durante baixa médica: tribunal dá razão ao trabalhador e obrigou empresa a indemnizá-lo

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve Cultura

Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição

07:10 1 Fevereiro, 2026 18:50 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição sobre António Viana Barreto está patente na Biblioteca Municipal de Tavira entre 2 e 28 de fevereiro, no âmbito do seu centenário

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva intensa sem fim: rio atmosférico do Atlântico chega neste dia a Portugal e estas regiões vão sentir os maiores efeitos

06:00 1 Fevereiro, 2026 16:45 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Depois de uma breve trégua, um rio atmosférico vindo do Atlântico volta a colocar Portugal sob chuva intensa. Saiba quando chega e quais as zonas mais expostas

Pessoa a votar. Crédito: Freepik
Nacional

Atenção portugueses: local de voto das presidenciais muda para estes eleitores nestas regiões

06:15 1 Fevereiro, 2026 22:52 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Alguns eleitores vão encontrar alterações no local de voto para a segunda volta das presidenciais, segundo informação oficial

Cultura Opinião

A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 1 Fevereiro, 2026 18:21 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma das consequências mais visíveis da expropriação foi a degradação generalizada do património religioso"

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Tempestade à beira rio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Corrente de jato intensifica e nova frente a caminho de Portugal: traz chuva forte e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 31 Janeiro, 2026 15:29 30 Janeiro, 2026 | João Luís

A corrente de jato voltou a acelerar no Atlântico e uma nova frente aproxima-se de Portugal. A chuva vai intensificar-se e nem todas as regiões serão afetadas da mesma forma

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Algarve Economia Política

Albufeira debate Simplex urbanístico: “decidir depressa sem decidir bem” pode sair caro

09:41 31 Janeiro, 2026 09:57 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Urbanista algarvio António Nóbrega defende no Algarve que o Simplex só funciona com formação, transparência e decisões consistentes no licenciamento

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Reformado não consegue recuperar 47.813,82 euros da Segurança Social por não ter pedido a baixa como trabalhador independente: tribunal confirmou

19:30 31 Janeiro, 2026 18:03 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Terminou a atividade há anos, mas este detalhe saiu caro: um reformado em Espanha tentou reaver quase 48 mil euros em contribuições e o tribunal deu razão à Segurança Social

Algarve Cultura

Descoberta base de estátua romana epigrafada com duas toneladas em Faro

10:42 30 Janeiro, 2026 10:53 30 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Achado arqueológico em Faro revela base de estátua romana com dedicatória em latim, associada ao antigo fórum da cidade de Ossónoba

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve, Cultura

Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição

07:10 1 Fevereiro, 2026 18:50 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição sobre António Viana Barreto está patente na Biblioteca Municipal de Tavira entre 2 e 28 de fevereiro, no âmbito do seu centenário

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva intensa sem fim: rio atmosférico do Atlântico chega neste dia a Portugal e estas regiões vão sentir os maiores efeitos

06:00 1 Fevereiro, 2026 16:45 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Depois de uma breve trégua, um rio atmosférico vindo do Atlântico volta a colocar Portugal sob chuva intensa. Saiba quando chega e quais as zonas mais expostas

Pessoa a votar. Crédito: Freepik
Nacional

Atenção portugueses: local de voto das presidenciais muda para estes eleitores nestas regiões

06:15 1 Fevereiro, 2026 22:52 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Alguns eleitores vão encontrar alterações no local de voto para a segunda volta das presidenciais, segundo informação oficial

Cultura, Opinião

A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 1 Fevereiro, 2026 18:21 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma das consequências mais visíveis da expropriação foi a degradação generalizada do património religioso"

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Tempestade à beira rio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Corrente de jato intensifica e nova frente a caminho de Portugal: traz chuva forte e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 31 Janeiro, 2026 15:29 30 Janeiro, 2026 | João Luís

A corrente de jato voltou a acelerar no Atlântico e uma nova frente aproxima-se de Portugal. A chuva vai intensificar-se e nem todas as regiões serão afetadas da mesma forma

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Algarve, Economia, Política

Albufeira debate Simplex urbanístico: “decidir depressa sem decidir bem” pode sair caro

09:41 31 Janeiro, 2026 09:57 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Urbanista algarvio António Nóbrega defende no Algarve que o Simplex só funciona com formação, transparência e decisões consistentes no licenciamento

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Reformado não consegue recuperar 47.813,82 euros da Segurança Social por não ter pedido a baixa como trabalhador independente: tribunal confirmou

19:30 31 Janeiro, 2026 18:03 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Terminou a atividade há anos, mas este detalhe saiu caro: um reformado em Espanha tentou reaver quase 48 mil euros em contribuições e o tribunal deu razão à Segurança Social

Algarve, Cultura

Descoberta base de estátua romana epigrafada com duas toneladas em Faro

10:42 30 Janeiro, 2026 10:53 30 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Achado arqueológico em Faro revela base de estátua romana com dedicatória em latim, associada ao antigo fórum da cidade de Ossónoba

Últimas Notícias

  • Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025
    Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025
  • Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição
    Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição
  • Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões
    Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões
  • Atenção portugueses: local de voto das presidenciais muda para estes eleitores nestas regiões
    Atenção portugueses: local de voto das presidenciais muda para estes eleitores nestas regiões
  • Chuva intensa sem fim: rio atmosférico do Atlântico chega neste dia a Portugal e estas regiões vão sentir os maiores efeitos
    Chuva intensa sem fim: rio atmosférico do Atlântico chega neste dia a Portugal e estas regiões vão sentir os maiores efeitos
  • Nem micro-ondas nem horas à espera: conheça o truque dos tachos para descongelar carne em minutos
    Nem micro-ondas nem horas à espera: conheça o truque dos tachos para descongelar carne em minutos

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
  • Faro em destaque na abertura oficial de Oulu 2026 | Por João Palmeiro
    Faro em destaque na abertura oficial de Oulu 2026 | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal