Lavar roupa pode ser um desafio quando, ao tirar a peça da máquina, esta parece menor do que antes. A razão para o encolhimento está na memória das fibras que compõem o tecido, que tendem a regressar à sua forma original quando expostas a calor, humidade e movimento.
Por que é que os tecidos encolhem?
Segundo a revista especializada em lifestyle, Better Homes & Garden, as fibras naturais como o algodão e o linho são feitas de cadeias longas de celulose que, no seu estado natural, estão enroladas e enrugadas.
No fabrico dos tecidos, estas fibras são esticadas e alinhadas para formar fios lisos, mantidos por ligações químicas chamadas ligações de hidrogénio.
Quando estas fibras são submetidas a água quente e à agitação da máquina de lavar, as ligações rompem-se e as fibras absorvem água, tornando-se mais flexíveis e capazes de regressar à sua forma enrugada e mais curta. É esta ação que faz a roupa encolher.
Como o tipo de tecido influencia o encolhimento
Além disso, o tipo de tecido influencia o encolhimento. Tecidos com malha solta têm mais espaço entre os fios, permitindo que as fibras se movam e encolham com maior facilidade. Em contrapartida, tecidos de malha apertada resistem melhor.
No caso da lã, as fibras cobertas por escamas entrelaçam-se durante a lavagem, causando feltragem, que torna a roupa mais densa e menor.
As fibras sintéticas, como o poliéster e o nylon, são mais estáveis e encolhem menos devido à sua estrutura interna.
Como “desencolher” a roupa
Se a sua peça favorita encolheu na máquina, de acordo com a mesma fonte, há um truque simples para tentar recuperar o tamanho original.
Comece por mergulhá-la em água morna, onde tenha dissolvido uma colher de sopa de amaciador de cabelo ou champô de bebé por litro.
Depois, com cuidado, estique o tecido para que volte à sua forma inicial e deixe secar deitado, numa superfície plana, ou estendido com uma leve tensão, como num estendal.
Por que este método funciona
Segundo a Better Homes & Garden, os amaciadores contêm surfactantes que lubrificam temporariamente as fibras, tornando-as mais flexíveis e permitindo que sejam puxadas suavemente para recuperar parte do tamanho perdido.
Embora não seja possível desfazer encolhimentos muito acentuados, este processo pode ajudar a prolongar a vida útil das roupas.
Leia também: Condutores acima desta idade em Portugal podem ficar sem carta de condução se falharem este teste obrigatório
















