O Zoomarine Algarve e os seus visitantes já contribuíram com mais de 70.000 euros para os projetos de conservação “in situ” da World Parrot Trust.
Todos os anos, a 31 de maio, celebra-se o World Parrot Day, dia criado em 2004 pela World Parrot Trust como forma de sensibilizar a população para a necessidade de proteger estes animais nos seus habitats naturais.
São várias as espécies de Psitacídeos (o grupo de aves onde se incluem as araras, papagaios, catatuas, entre outros) que estão ameaçadas devido a pressões constantes como a perda de habitats, o aumento da poluição e à captura e comércio ilegal.
“É difícil de imaginar não estar seguro no local a que se chama casa e ter de se estar em constante estado de alerta, pois é assim que muitas destas espécies têm de viver os seus dias. A ação e presença humana cria estas ameaças mas é também ela que tem o poder de lutar e contrariar esses efeitos”, afirma o parque temático de Albufeira em comunicado.
O Zoomarine orgulha-se “de apoiar projetos de conservação que actuam para mitigar ameaças como estas e contribuir para a sensibilização e protecção destas e outras espécies”.
“Este dia serve para lembrar o quão importante e urgente é preservar e contribuir para a conservação destes animais, para que possam continuar a pintar os céus de cor durante muitos e longos anos”, conclui.