À semelhança do que aconteceu o ano passado, e com o objetivo de alargar e facilitar o acesso à vacinação contra a gripe sazonal, o Município de Olhão voltou a aderir ao Programa Vacinação SNS Local, que permite que a população elegível possa deslocar-se a uma das farmácias aderentes para que lhe seja ministrada gratuitamente a vacina.
Com o apoio financeiro do Município, as farmácias comunitárias apoiam a vacinação das populações entre os 6 meses de idade e os 64 anos que tenham as patologias crónicas ou condições abrangidas pela vacinação gratuita.
“Para tal, os cidadãos abrangidos por esta medida devem dirigir-se a uma das farmácias aderentes para que lhes seja administrada, de forma gratuita, a vacina da gripe”, explica a autarquia olhanense, acrescentando que “basta, apenas, que se façam acompanhar pela respetiva prescrição médica eletrónica, que lhes será enviada via SMS ou, em alternativa, se encontrará disponível na Plataforma de Prescrição Eletrónica de Medicamentos”.
Em Olhão, integram a lista, a Farmácia Progresso – Olhão; Farmácia Rocha – Olhão; Farmácia Pacheco – Olhão; Farmácia Olhanense – Olhão; Farmácia Brito – Olhão; Farmácia Nobre Sousa – Quelfes; Farmácia Mendes Segundo – Fuseta e a Farmácia Soares – Moncarapacho.
Numa altura em que a situação epidemiológica volta a colocar Portugal e a Europa em alerta, a adesão a este programa constitui mais uma medida de salvaguarda da saúde pública.