Um cordão humano juntou, na tarde deste domingo, um expressivo número de residentes e visitantes, no passadiço de Cabanas de Tavira, em defesa da construção de uma ponte pedonal para a ilha de Cabanas de Tavira.
A iniciativa, organizada pelo Movimento Cívico “Por uma Ponte Pedonal para a Praia de Cabanas”, reivindica uma ponte pedonal sobre a ria, para a Praia de Cabanas Mar, integrada na paisagem local e respeitando a navegabilidade da ria.
“Esta tarde o povo de Cabanas de Tavira disse aos governantes que foram eleitos com os seus votos o que queriam para a localidade, uma ponte pedonal para a sua ilha. O cordão humano foi um sucesso que preencheu o passadiço onde os diversos cartazes que as pessoas transportavam mostravam as suas preocupações e desejos”, publicou este domingo Artur Sanina nas redes sociais.
“Um mar de gente falou para os seus governantes que foram eleitos para dar continuidade às preocupações das pessoas e resolver as suas aspirações. O povo falou e prometeu continuar a ouvir-se”, pode ler-se.
Ponte pedonal: “nada de metal e muito menos de betão armado”
Também Manuel Vieira publicou na sua página de Facebook: “Hoje, o povo de Cabanas, os investidores de imobiliário e os visitantes saíram à rua para um alerta às entidades com responsabilidade sobre a Ria e sua restinga em Cabanas, denunciando interesses e decisões dúbias, reivindicado um Acesso Pedonal sobre a Ria – acrescento eu, uma PONTE ECOLÓGICA, nada de metal e muito menos de betão armado (o Cais Antigo é disso evidência)”.
“Nada de dragagens nem de desassoreamentos no Canal da Ria, pois na última intervenção, dizimou-se muitas espécies, tais como o berbigão, a amêijoa, o cavalo marinho, as caracoletas, os búzios e caranguejos, entre outras”, acrescenta.
Manuel Vieira apela que os “senhores autarcas e representantes locais, façam o favor de se mobilizarem em prol do interesse comum”.
Existe igualmente uma petição online, que pode ser consultada ou assinada AQUI, onde é referido que a “petição não tem fins políticos, nem interferência de partidos políticos, é feita em prol da saúde, segurança e bem-estar dos cabanenses e dos seus visitantes e pelo direito de todos a fruir da sua praia ao longo de todo o ano, em qualquer dia e a qualquer hora”.
O documento explica ainda que “os abaixo-assinados, residentes e visitantes em/de Cabanas, cidadãos de diversas tendências políticas e outros de nenhuma delas, solicitam às diversas entidades todo o empenhamento tendo em vista a construção de uma ponte pedonal sobre a ria, para a Praia de Cabanas Mar, integrada na paisagem local e respeitando a navegabilidade da ria, a exemplo de outras que têm sido construídas em diversos pontos do Parque Natural da Ria Formosa como, por exemplo, a da Praia da Quinta do Lago”.
Leia também: Ponte para a Ilha de Cabanas: Carta Aberta à Sra. Presidente da Câmara Municipal de Tavira | Por José António Pinto