A Tesla, empresa de automóveis elétricos de Elon Musk, publicou um vídeo a mostrar alguns dos avanços do seu robot, o ‘Tesla Bot’, que se vê a andar e a pegar em objetos durante as experiências dos investigadores.
O vídeo terá tido o propósito de mostrar os avanços feitos com o robot durante uma reunião de acionistas.
É possível ver vários ‘Tesla Bots’ a andar pelos escritórios e instalações da empresa com total liberdade e a desempenhar algumas tarefas, como pegar em itens em cima de uma mesa e a arrumá-los dentro de uma caixa ou demonstrar a sensibilidade do braço do robot perante obstáculos, evitando partir um ovo quando o sentiu.
O objetivo da Tesla é continuar a aumentar a complexidade das tarefas e a empresa revela que o robot tem a capacidade de descobrir e memorizar o que vê.
A inteligência artificial (IA) que alimenta os movimentos do robot aprende em tempo real com o operador humano através de uma espécie de exoesqueleto. Um humano realiza ações como se fosse um ‘Tesla Bot’, para que o robot aprenda.
O ‘Tesla Bot’ utiliza o mesmo sistema de inteligência artificial dos veículos Tesla, assim como as câmaras do ‘Autopilot’ para se mover pelos espaços.
O robot terá as proporções físicas de um adulto médio, cerca de 1,73m e 56 quilos, e foi descrito por Elon Musk como o projeto mais relevante de 2022, com mais potencial que o negócio dos seus veículos.