O uso do radar de velocidade é uma das formas mais eficazes para controlar o excesso de velocidade dos condutores. Para esse efeito, há vários tipos de radares, tais como: os que calculam a velocidade imediata e os que calculam a média de velocidade entre dois pontos. A questão é que nem sempre o condutor sabe no momento se vai ser multado.
O radar de velocidade faz parte da vida de grande parte dos condutores e muitos deles já foram multados. A maioria das vezes acontece por distração.
O condutor quando é multado deverá receber uma carta com essa indicação. Há, no entanto, a possibilidade de saber antes de receber a carta se tem alguma coima pendente ou não. Basta consultar um de dois portais disponíveis online.
Pode consultar vários elementos do condutor como: multas, processos abertos e penas acessórias através do Portal das Contraordenações. A partir deste portal pode também apresentar as suas defesas através de requerimentos, saber o estado em que se encontram os pedidos e solicitar o pagamento de contraordenações em prestações.
É possível consultar por outro lado o Balcão do Condutor no ePortugal. Os dados que estão disponíveis são os mesmos dos que são apresentados no Portal de Contraordenações Rodoviárias, no entanto, a disposição é diferente. É possível fazer a consultar dos dados da carta, dos pontos da carta e das contraordenações.
Na aba das contraordenações pode saber: quantas contraordenações cometeu, o tipo de contraordenações cometidas, o local onde foi cometida a infração, fase do processo, sanção acessória, entre outras.