Sabe-se que no Mar Morto, que fica entre Israel, a Palestina e a Jordânia, é possível flutuar como em nenhum outro mar. Tal acontece porque a quantidade de sal no Mar Morto é tão elevada, que interfere na densidade da água, permitindo que as pessoas flutuem. No entanto, como nem todos têm oportunidade de ir a banhos no Mar Morto, nasceu um serviço no Algarve que lhe oferece a possibilidade de ter uma experiência semelhante.
Quem está de visita a Castro Marim ou aqueles que circulam na Ponte Internacional do Guadiana provavelmente já se depararam com as salinas que existem nas imediações. É numa delas, mais especificamente na salina da Barquinha, que se encontra o SPA que lhe permite ir a banhos em águas com quase 10 vezes mais sal do que a água do mar.
Neste SPA salino, a atividade mais conhecida é o banho mineral flutuante, que se realiza nas piscinas de sal. De acordo com o blog Vou Sair, “a concentração de sal na água, cerca de 250 gramas por litro (35 gramas por litro no mar), aumenta a flutuabilidade e proporciona uma sensação de leveza”. De salientar ainda que as piscinas são construídas com argila rica em minerais.
O banho mineral flutuante, que lhe dá acesso a uma experiência parecida com a que se vive no Mar Morto, tem o custo de oito euros, no entanto, a empresa disponibiliza ainda outros serviços. Entre eles está a aplicação de argila salina (oito euros), uma sessão de ioga (a partir de 10€) e uma massagem (a partir de 45€).
Para além disso pode também conjugar o seu SPA com uma visita cultural às salinas, onde ficará a conhecer o método artesanal de extração do sal das lagoas naturais.
Leia também: Faro recebe o BeLiving, o primeiro projeto de habitação acessível promovido por privados