Encontra-se em construção a rede de rega que assegura a recuperação e a sobrevivência das espécies arbóreas que resistiram ao incêndio de 2021, bem como aquelas que foram plantadas nas ações de reflorestação deste projeto, no âmbito do Projeto de Reflorestação da Área Degradada da Eira-da-Zorra – PRADE, da Cooperativa Agrícola GuadiMonte.
Muito embora sejam as espécies autóctones, resilientes e tolerantes a ambientes secos, como é o caso da alfarrobeira, do medronheiro, do sobreiro e da azinheira, existe outro flagelo que condiciona a revitalização destes 34 hectares da serra de Odeleite, a seca.
“Com o impacto das alterações climáticas, com aumentos da temperatura, redução dos períodos de chuva, os solos não garantem a sobrevivência destas espécies, tradicionalmente de sequeiro”, sublinha a vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, salientado que “é necessária uma visão e ação mais hipostila, exigindo das entidades licenciadoras e financiadoras ajustamentos nas suas políticas”.
Para suportar a rede de rega, foi autorizada uma captação subterrânea para a área em questão com parecer favorável APA e do Município.
“A construção desta rede de rega representa um investimento de cerca de 150.000 euros, sendo uma das várias intervenções previstas pelo PRADE para cumprir o seu maior desígnio, que é o combate à desertificação”, explica a autarquia de Castro Marim em comunicado.
O PRADE representa um investimento total de 896.036,13 € (investimento elegível de 810.941,41 €) sendo financiado pelo Programa COMPETE 2020, no âmbito do Aviso 13/REACT/2021, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 100% pelo FEDER.
Sendo um projeto assente em várias parcerias, o PRADE representa um conjunto de abordagens multidisciplinares, que passam também pela beneficiação da rede de caminhos rurais, pelo Município de Castro Marim, ou pela realização de ensaios, monotorização de espécies e testes de germinação/sobrevivência, pela Universidade do Algarve.
Leia também: Cooperativa Agrícola GuadiMonte vai apresentar Projeto de Reflorestação da Área Ardida em Castro Marim