Quantas vezes lhe perguntaram no Check-in se queria despachar a mala de cabine no porão, gratuitamente? E na porta de embarque, já lhe colocaram esta questão? A verdade é que muitas vezes estas perguntas apanham de surpresa os passageiros e estes não sabem quais são os seus direitos. Está a chegar um feriado e, se vai viajar, conheça as políticas de bagagem de mão da TAP Air Portugal, Easyjet e Ryanair.
TAP Air Portugal
Quando compra uma passagem de avião para qualquer destino com a TAP, já sabe que tem direito a fazer-se acompanhar de duas malas de cabine. Uma destas malas deverá ser uma mochila que possa colocar debaixo do seu assento. O outro item a transportar na cabine poderá ser um trolei com peso igual ou inferior a 10kg e com dimensões até 55x40x20cm.
Se estiver a cumprir todos estes requisitos e lhe pedirem para despachar a sua bagagem de mão no porão, tem obrigatoriamente de aceitar? Sim. No entanto, esta questão diz apenas respeito ao trólei. “Em voos com uma taxa de ocupação muito elevada, ou em algumas aeronaves, poderá ser necessário colocar a sua bagagem de mão no porão (sem custos), mesmo cumprindo as medidas estabelecidas”, avança a TAP Air Portugal.
Easyjet e Ryanair
Ao contrário do que acontece na TAP, se adquirir um bilhete ao preço da tarifa básica com a Easyjet ou a Ryanair, apenas pode trazer consigo na cabine uma mala pequena. A Easyjet entende mala pequena como uma mochila de colocar às costas, assim como uma mala com rodas e pegas, desde que não exceda as dimensões indicadas: 45x36x20cm.
Na Ryanair não existe sequer a possibilidade de levar a mala com rodas e pegas, uma vez que as dimensões máximas permitidas são 40x20x25cm. De salientar que sempre que a companhia aérea se refere a mala pequena, falamos de uma mala que se possa colocar debaixo do assento do passageiro.
Ainda assim, pode levar consigo uma bagagem de mão extra, com dimensões até 56x45x25cm (Easyjet) ou até 55x40x20cm (Ryanair), mas o bilhete fica mais caro.
Uma vez que pagou um valor extra para trazer a mala grande de cabine, poderá ser obrigado a despachá-la no porão, ainda que gratuitamente? A resposta é novamente: sim. “Se houver limitação de espaço, poderemos ter de colocá-la no porão gratuitamente”, refere o site da Easyjet.
Assim sendo, para o caso de ter planeado uma viagem de avião para este fim de semana prolongado já sabe: terá sempre de aceitar se lhe pedirem para colocar a bagagem de mão no porão, ainda que o item pessoal que pode colocar debaixo do seu assento possa ir sempre consigo na cabine.
Leia também: Conheça as bombas de gasolina mais baratas do Algarve