Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Pessoas com deficiências mais graves têm quase o dobro de risco de pobreza e exclusão ou discriminações

Os dados são do relatório para 2021 do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

08:45 7 Abril, 2022 08:45 7 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As pessoas com deficiência continuam numa situação de grande vulnerabilidade, com maior risco de pobreza e exclusão social, desemprego e discriminações, demonstra o relatório para 2021 do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

O relatório é divulgado esta quinta-feira, sendo esta a quinta edição desta publicação anual, e os dados mostram, quando se olha para os dois últimos anos, atravessados pela crise pandémica, “importantes desigualdades” entre as pessoas com e sem deficiência, “que sugerem efeitos mais negativos e processos de mais lenta recuperação no caso das pessoas com deficiência face à população em geral”.

“Eu penso que este relatório nos traça um perfil que é ainda de grande vulnerabilidade e que é ainda também de uma promessa por cumprir em termos do acesso igual a todos os direitos humanos fundamentais”, defendeu uma das autoras do estudo e coordenadora do Observatório.

Segundo a professora Paula Campos Pinto, “a pobreza acrescida, as maiores dificuldades no acesso ao mercado de trabalho, as discriminações múltiplas que estas pessoas ainda enfrentam no seu quotidiano são evidência (…) de que há ainda uma grande desigualdade, uma grande disparidade entre a população com e sem deficiência”.

“Apesar de termos vindo a fazer progressos com a introdução de políticas mais ajustadas, há ainda um longo caminho a percorrer e esses progressos são sempre precários e ficam sempre ameaçados quando crises económicas e sociais vêm colocar outros valores em evidência e mais à frente”, sublinhou a investigadora.

Paula Campos Pinto sublinhou que ainda está a ser avaliado o impacto que a pandemia da covid-19 terá ao nível da proteção social e do risco de pobreza destas pessoas, mas disse acreditar que esse impacto se faça sentir por mais do que um ano.

Em matéria dos apoios sociais existentes, a professora disse claramente que ainda são insuficientes, mesmo com a criação da Prestação Social para a Inclusão, que inclui o pagamento de um complemento especificamente para combater situações de pobreza entre as pessoas com deficiência com rendimentos mais baixos.

Segundo Paula Campos Pinto, as pessoas com deficiência e as suas famílias, de uma maneira geral, enfrentam custos acrescidos por causa das suas incapacidades, seja porque “há menos rendimentos a entrar na família” ou porque “há mais despesas com apoios, terapias, transportes, medicação, apoios técnicos”.

“Há muitas despesas a mais que são necessárias para estas famílias e sabemos que o nível das prestações de uma maneira geral no nosso país é insuficiente”, apontou.

Uma realidade que, segundo a investigadora, se vê de forma clara quando se olha para a taxa de risco de pobreza entre pessoas com e sem deficiência.

“Há uma disparidade de quase 12 pontos percentuais entre estes dois grupos e esta disparidade acentua-se para os agregados em que as pessoas com deficiência têm deficiências mais graves, onde a taxa de risco de pobreza ou exclusão social é quase o dobro daquela que encontramos para a população em geral”, destacou.

No entanto, nem tudo são aspetos negativos na forma como a sociedade trata estas pessoas e entre as quatro áreas analisadas – discriminação, educação, trabalho e proteção social – foi possível constatar a “evolução positiva que se tem registado desde há algum tempo a esta parte” dentro do ensino superior.

“Vemos crescer todos os anos o número de alunos com deficiência a frequentar o ensino superior, estudantes a concluírem os seus graus de ensino e também instituições de ensino superior cada vez mais preparadas para acolher estes estudantes em termos de regulamentação específica ou criação de serviços e apoios ou acessibilidades para a participação na vida destas instituições”, enunciou Paula Campos Pinto.

Na opinião da responsável, “muito mais poderia ter sido feito”, mas admitiu que Portugal tem caminhado no bom sentido e que tem feito uma evolução positiva nos últimos anos, fruto de “um investimento feito ao nível da escolaridade obrigatória” e que, consequentemente, fez com mais pessoas com deficiência quisessem continuar os estudos superiores.

“Há efeito de alguma continuidade e que decorre do investimento anteriormente feito, Portugal tem tido investimento na educação inclusiva já de há alguns anos a esta parte, que é muito importante”, apontou.

A investigadora lamentou ainda que o Ministério da Educação não tivesse disponibilizado dados sobre a educação inclusiva, ou seja, relativa ao ensino obrigatório.

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Algarve Ciência Nacional

Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado

23:00 12 Agosto, 2026 19:38 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não viu o eclipse solar não terá de esperar muito tempo por uma nova oportunidade: haverá locais onde quase todo o Sol ficará escondido

Algarve Cultura Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Duas mulheres idosas. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal

16:30 12 Agosto, 2026 15:47 12 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Tribunal irlandês teve de decidir quem administraria a herança de 937 mil euros deixada por um homem de 54 anos a duas tias idosas

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Algarve Economia

Sete postos de trabalho estão a concurso na Câmara Municipal de Silves

12:08 12 Agosto, 2026 12:12 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas aos concursos do Município de Silves decorrem até 24 de agosto e são submetidas na plataforma eletrónica municipal

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Vigo, na Galiza.
Algarve Europa Vida & Lazer

“A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado

22:20 12 Agosto, 2026 21:17 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias com menos gente, águas mais calmas e preços mais acessíveis estão a levar cada vez mais portugueses a trocar o Algarve por um destino mesmo aqui ao lado

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve, Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Algarve, Ciência, Nacional

Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado

23:00 12 Agosto, 2026 19:38 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não viu o eclipse solar não terá de esperar muito tempo por uma nova oportunidade: haverá locais onde quase todo o Sol ficará escondido

Algarve, Cultura, Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Duas mulheres idosas. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal

16:30 12 Agosto, 2026 15:47 12 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Tribunal irlandês teve de decidir quem administraria a herança de 937 mil euros deixada por um homem de 54 anos a duas tias idosas

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Algarve, Economia

Sete postos de trabalho estão a concurso na Câmara Municipal de Silves

12:08 12 Agosto, 2026 12:12 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas aos concursos do Município de Silves decorrem até 24 de agosto e são submetidas na plataforma eletrónica municipal

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Vigo, na Galiza.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

“A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado

22:20 12 Agosto, 2026 21:17 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias com menos gente, águas mais calmas e preços mais acessíveis estão a levar cada vez mais portugueses a trocar o Algarve por um destino mesmo aqui ao lado

Últimas Notícias

  • Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
    Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
  • Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
    Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
  • “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
    “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
  • Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
    Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
  • Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses
    Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses

Opinião

  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento