Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
Menu
O Presidente russo, Vladimir Putin
Ouvir
Nacional

Os principais pontos do discurso de Putin: O fim de um mundo “unipolar” e o “fracasso” das sanções

Num discurso no Fórum Económico Internacional, em São Petersburgo, Putin esquivou-se a falar da guerra na Ucrânia. Em vez disso, preferiu afirmar que a economia da Rússia poderia florescer apesar das sanções ocidentais e anunciou o fim de uma era com um mundo “unipolar” em que os EUA dominavam

19:17 17 Junho, 2022 19:33 17 Junho, 2022 | Expresso
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Num discurso no Fórum Económico Internacional, em São Petersburgo, Vladimir Putin fez questão de posicionar os Estados Unidos da América como uma potência em declínio que trata os seus aliados como colónias, ao mesmo tempo que se declara excecional e “o mensageiro do Senhor na Terra”.

“Se eles são excecionais, isso significa que todos os outros são de segunda classe”, argumentou Putin, num discurso que o Kremlin definiu como “extremamente importante”. No Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, uma conferência anual de negócios antes conhecida como “Davos da Rússia”, o Presidente russo alertou que as “alterações tectónicas” ao nível do “sistema de relações internacionais” são já “impossíveis de contornar”.

Para o Presidente russo, essa era “chegou ao fim” e vamos assistir a uma mudança “que é um processo natural da história”.

“Os Estados Unidos parecem não perceber que, nas últimas décadas, novos e poderosos centros se formaram e estão cada vez mais a ganhar voz, cada um deles desenvolvendo os seus sistemas políticos e instituições públicas”, insistiu Putin.

Para explicar o declínio do Ocidente, o líder russo lembrou que os EUA deixaram de ser um país exportador, para se tornarem economia importadora, o que provocou uma crise económica global.

Putin, cuja intervenção se atrasou ​​em mais de uma hora depois de o Kremlin ter denunciado ciberataques em “grande escala” nos sistemas de computadores da conferência, falou ao longo de mais de 70 minutos, mas mal tocou no tema da guerra na Ucrânia. Em vez disso, dedicou-se a apontar o dedo ao Ocidente e a anunciar a queda de um “mundo unipolar”.

“As relações internacionais têm sido alvo de uma interpretação que permite apenas beneficiar os países que têm uma visão única. Um mundo baseado nestes dogmas será muito instável.” Este é, por isso, um ponto de viragem, asseverou Vladimir Putin. “Não podemos apenas sentar-nos e acreditar que tudo será como antes. Isso não vai acontecer. Parece que estas elites governamentais de alguns países ocidentais continuam a optar por ignorar esta questão e voltam novamente a acreditar nos fantasmas do passado. Os nossos homólogos recusam ver a realidade e pensam com base em padrões do passado. Pensam que o resto do mundo é uma zona periférica, que faz parte do seu quintal.”

SANÇÕES FORAM UM “FRACASSO”, GARANTE PUTIN

O Presidente russo considera que existe “russofobia” no “mundo inteiro” e que as sanções impostas pelos aliados ocidentais foram “absolutamente inconcebíveis”.

“A Rússia está a entrar na era em que se aproxima como um país poderoso e soberano”, disse Putin. “Certamente usaremos as novas e colossais oportunidades que esta era está a abrir à nossa frente”, acrescentou. O chefe de Estado da Rússia acredita que a União Europeia impôs sanções contra a Rússia por ordens de Washington, apesar dos danos provocados à sua própria economia. Nesse sentido, sustenta Putin, “a União Europeia perdeu completamente a sua soberania política”.

Vladimir Putin também acusou os líderes ocidentais de usarem a inflação causada pela guerra na Ucrânia para ocultar as verdadeiras razões para a crise económica: os alegados gastos excessivos dos governos ocidentais e uma política monetária frouxa. “Todos nós ouvimos falar sobre a chamada inflação de Putin no Ocidente”, retorquiu Putin. “Quando ouço isso, penso sempre: para quem é esta estupidez? Para quem não sabe ler nem escrever.”

De acordo com o Presidente da Rússia, a inflação ameaça causar “fome nos países mais pobres”, o que deverá recair “totalmente na consciência dos Estados Unidos e da euroburocracia”.

PUTIN DIZ QUE UE PERDEU CERCA DE 400 MIL MILHÕES DE EUROS COM SANÇÕES

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse também que a União Europeia (UE) perderá mais de cerca de 400 mil milhões de euros no próximo ano, devido às sanções que impôs contra Moscovo, por causa da invasão da Ucrânia. “Segundo estimativas de especialistas, a febre das sanções pode causar prejuízos diretos à UE de mais de 400 mil milhões de dólares (cerca de 400 mil milhões de euros) no próximo ano. Esse é o preço de decisões distantes da realidade e tomadas sem bom senso”, denunciou Putin.

Para o líder russo, a UE já perdeu a sua soberania e as suas elites “dançam ao som da música de outros”, referindo-se à influência dos Estados Unidos e à incapacidade dos países europeus para definirem uma estratégia própria.

“Fazem tudo o que desde cima lhes mandam fazer, causando danos à sua própria população e à sua economia, aos seus negócios”, denunciou Putin, referindo-se às sanções impostas a Moscovo por Bruxelas.

Sobre o impacto das sanções ocidentais na economia russa, Putin desvalorizou os efeitos.

“Estamos a normalizar a situação económica, passo a passo. Começámos por estabilizar os mercados financeiros, o sistema bancário e as cadeias comerciais. Depois, começámos a injetar liquidez na economia, para manter a estabilidade das empresas”, disse Putin.

Sobre a situação na Ucrânia, Putin garantiu que as forças militares russas cumprirão “sem falhas” os objetivos iniciais da “operação militar especial”, iniciada em fevereiro.

O Presidente russo elogiou a “coragem e heroísmo dos soldados”, “a consolidação da sociedade russa”, bem como a compreensão do caráter “justo” desta operação militar.

Repetiu que foi “obrigado” a iniciar a campanha militar, em face de “riscos e ameaças” à Rússia, alegando que o seu país tem o direito de “defender a sua segurança”.

“A decisão visa proteger os nossos cidadãos, os habitantes das repúblicas do Donbas, que ao longo de oito anos foram submetidos ao genocídio pelo regime de Kiev e por neonazis protegidos pelo Ocidente”, concluiu o líder russo.

Vladimir Putin garantiu que a Rússia pode produzir 50 milhões de toneladas de cereais, e está disposta a “falar com a ONU” no sentido de “equilibrar o mercado alimentar” e evitar o “risco de pessoas morrerem de fome” devido à escassez de grãos.

“Não fomos nós que minámos os portos dos mares do Sul, não temos nada a ver com isso”, declarou o Presidente russo, dizendo estar disponível para “criar condições financeiras e logísticas” para as exportações ucranianas poderem prosseguir. “O contributo da Ucrânia é insignificante, mas têm cinco ou seis alternativas para exportar cereais, através da Bielorrússia ou da Polónia”, salientou Putin, deixando claro que “a exportação de cereais da Ucrânia é feita para comprar armas”.

“O Ocidente está a dar à Ucrânia grandes quantidades de armas, mas está-se ‘nas tintas’ para o bem-estar das populações”, concluiu Putin.

A “russofobia” e as críticas de Putin: “Os EUA declararam-se o Deus na terra. Nada será como antes” [vídeo]
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL, com Lusa
Presidente do maior banco da Rússia avisa que economia pode levar 10 anos a recuperar

×
Publicidade
Nacional

PSP investiga agente que terá disparado contra autocarro e ferido menor

07:05 13 Maio, 2025 07:05 13 Maio, 2025 | POSTAL

Jovem de 16 anos ferido após polícia disparar contra autocarro em Loures; PSP suspende agente e remete caso à PJ

Algarve

Refood reúne centenas de voluntários em Castro Marim com presença do Presidente da República

09:46 13 Maio, 2025 09:46 13 Maio, 2025 | POSTAL

Marcelo Rebelo de Sousa encerra Encontro Nacional da Refood em Castro Marim e promete voluntariar-se para a causa solidária

Economia, Nacional

Conheça o mais novo subsídio da Segurança Social que pode pedir online

07:15 13 Maio, 2025 07:41 13 Maio, 2025 | POSTAL

Já pode pedir este subsídio da Segurança Social online, sem necessidade de deslocação a um serviço de atendimento. Saiba mais agora

Auto

Automóveis para a vida: estes são os 10 carros que conseguiram superar os 500.000 km

12:20 11 Maio, 2025 12:11 11 Maio, 2025 | POSTAL

Uma seguradora, através dos seus dados, fez uma lista de 'carros para a vida', neste caso, aqueles que ultrapassaram o meio milhão de quilómetros

Desporto, Europe Direct Algarve

Castro Marim, Ayamonte e VRSA unem-se para candidatura desportiva europeia

09:17 13 Maio, 2025 09:13 13 Maio, 2025 | POSTAL

Eurocidade do Guadiana candidata-se a Comunidade Europeia do Desporto 2026 com provas transfronteiriças e eventos internacionais

Ensino, Europe Direct Algarve

Eurodeputados Isilda Gomes e Hélder Sousa Silva assinalam Dia da Europa em escola de Albufeira

08:10 13 Maio, 2025 08:04 13 Maio, 2025 | POSTAL

Alunos da Escola Diamantina Negrão celebram o Dia da Europa com eurodeputados e reforçam o papel da cidadania europeia

Animais, Europa

Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal

15:41 10 Maio, 2025 03:28 12 Maio, 2025 | POSTAL

Tem asas, vive dentro de água e já fez 'estragos' entre turistas no Mediterrâneo. Mas o que é afinal este inseto que está a dar que falar nas praias?

Algarve, Economia

Três unidades de turismo rural vão nascer no local do antigo parque aquático de Altura

06:56 13 Maio, 2025 06:58 13 Maio, 2025 | POSTAL

Encerrado desde os anos 1990, antigo Aqualine dará lugar a turismo rural de baixa densidade, com construção dispersa e sustentável

Algarve

Tavira celebra hortas comunitárias com festa aberta a toda a comunidade

07:40 13 Maio, 2025 08:13 13 Maio, 2025 | POSTAL

Ecotopia Activa promove festa nas hortas de Tavira a 24 de maio com oficinas, música, concurso e ações ligadas à alimentação saudável

Economia, Nacional

Adeus cheques: conheça as novas regras para as transferências imediatas que estão a deixar os portugueses ‘rendidos’

12:10 11 Maio, 2025 11:57 11 Maio, 2025 | POSTAL

A diminuição do número de fraudes e o aumento da segurança são as consequências das novas regras para as transferências imediatas

Europe Direct Algarve, Opinião

Dia da Europa, Líderes locais prontos a defender a democracia

07:59 13 Maio, 2025 07:59 13 Maio, 2025 | POSTAL

"Então, que ações estão os líderes locais a tomar para proteger as nossas comunidades?" | Por João Palmeiro

Mundo, Opinião, Política

À lupa vendo os factos | Por Luís Ganhão

08:44 13 Maio, 2025 10:01 13 Maio, 2025 | POSTAL

"Para certos 'visionários' fazer prognósticos sobre a Rússia mostrar-se-á mais difícil que acertar no Euromilhões!"

Lifestyle, Saúde

Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam para peixe que tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”

16:30 10 Maio, 2025 03:55 11 Maio, 2025 | POSTAL

Estudos recentes revelam que este peixe, habitual nas cozinhas portuguesas, pode conter mais de 70 parasitas. Há novos riscos associados ao consumo

Gastronomia

Especialistas alertam para o consumo deste peixe comum na costa portuguesa que pode dar até 3 dias de alucinações

16:10 10 Maio, 2025 03:21 12 Maio, 2025 | POSTAL

Pouco conhecido, mas comum nas águas portuguesas, este peixe pode provocar efeitos alucinogénios em quem o consome, desde visões estranhas a sonhos intensos

Economia, Tech

Conta bancária em risco? Se o seu telemóvel começou a fazer isto é provável

13:09 12 Maio, 2025 13:14 12 Maio, 2025 | POSTAL

Se o seu telemóvel apresentar comportamentos estranhos sem motivo aparente, a segurança da sua conta bancária pode estar em risco. Saiba mais neste artigo e proteja-se

Algarve

Vítimas soterradas em praia de Albufeira foram resgatadas e transportadas para Faro

18:33 12 Maio, 2025 18:34 12 Maio, 2025 | POSTAL

Dois trabalhadores soterrados em obra na Praia da Coelha foram resgatados com vida e levados de helicóptero para o Hospital de Faro

Nacional

PSP investiga agente que terá disparado contra autocarro e ferido menor

07:05 13 Maio, 2025 07:05 13 Maio, 2025 | POSTAL

Jovem de 16 anos ferido após polícia disparar contra autocarro em Loures; PSP suspende agente e remete caso à PJ

Algarve

Refood reúne centenas de voluntários em Castro Marim com presença do Presidente da República

09:46 13 Maio, 2025 09:46 13 Maio, 2025 | POSTAL

Marcelo Rebelo de Sousa encerra Encontro Nacional da Refood em Castro Marim e promete voluntariar-se para a causa solidária

Economia, Nacional

Conheça o mais novo subsídio da Segurança Social que pode pedir online

07:15 13 Maio, 2025 07:41 13 Maio, 2025 | POSTAL

Já pode pedir este subsídio da Segurança Social online, sem necessidade de deslocação a um serviço de atendimento. Saiba mais agora

Auto

Automóveis para a vida: estes são os 10 carros que conseguiram superar os 500.000 km

12:20 11 Maio, 2025 12:11 11 Maio, 2025 | POSTAL

Uma seguradora, através dos seus dados, fez uma lista de 'carros para a vida', neste caso, aqueles que ultrapassaram o meio milhão de quilómetros

Desporto, Europe Direct Algarve

Castro Marim, Ayamonte e VRSA unem-se para candidatura desportiva europeia

09:17 13 Maio, 2025 09:13 13 Maio, 2025 | POSTAL

Eurocidade do Guadiana candidata-se a Comunidade Europeia do Desporto 2026 com provas transfronteiriças e eventos internacionais

Ensino, Europe Direct Algarve

Eurodeputados Isilda Gomes e Hélder Sousa Silva assinalam Dia da Europa em escola de Albufeira

08:10 13 Maio, 2025 08:04 13 Maio, 2025 | POSTAL

Alunos da Escola Diamantina Negrão celebram o Dia da Europa com eurodeputados e reforçam o papel da cidadania europeia

Animais, Europa

Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal

15:41 10 Maio, 2025 03:28 12 Maio, 2025 | POSTAL

Tem asas, vive dentro de água e já fez 'estragos' entre turistas no Mediterrâneo. Mas o que é afinal este inseto que está a dar que falar nas praias?

Algarve, Economia

Três unidades de turismo rural vão nascer no local do antigo parque aquático de Altura

06:56 13 Maio, 2025 06:58 13 Maio, 2025 | POSTAL

Encerrado desde os anos 1990, antigo Aqualine dará lugar a turismo rural de baixa densidade, com construção dispersa e sustentável

Algarve

Tavira celebra hortas comunitárias com festa aberta a toda a comunidade

07:40 13 Maio, 2025 08:13 13 Maio, 2025 | POSTAL

Ecotopia Activa promove festa nas hortas de Tavira a 24 de maio com oficinas, música, concurso e ações ligadas à alimentação saudável

Economia, Nacional

Adeus cheques: conheça as novas regras para as transferências imediatas que estão a deixar os portugueses ‘rendidos’

12:10 11 Maio, 2025 11:57 11 Maio, 2025 | POSTAL

A diminuição do número de fraudes e o aumento da segurança são as consequências das novas regras para as transferências imediatas

Europe Direct Algarve, Opinião

Dia da Europa, Líderes locais prontos a defender a democracia

07:59 13 Maio, 2025 07:59 13 Maio, 2025 | POSTAL

"Então, que ações estão os líderes locais a tomar para proteger as nossas comunidades?" | Por João Palmeiro

Mundo, Opinião, Política

À lupa vendo os factos | Por Luís Ganhão

08:44 13 Maio, 2025 10:01 13 Maio, 2025 | POSTAL

"Para certos 'visionários' fazer prognósticos sobre a Rússia mostrar-se-á mais difícil que acertar no Euromilhões!"

Lifestyle, Saúde

Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam para peixe que tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”

16:30 10 Maio, 2025 03:55 11 Maio, 2025 | POSTAL

Estudos recentes revelam que este peixe, habitual nas cozinhas portuguesas, pode conter mais de 70 parasitas. Há novos riscos associados ao consumo

Gastronomia

Especialistas alertam para o consumo deste peixe comum na costa portuguesa que pode dar até 3 dias de alucinações

16:10 10 Maio, 2025 03:21 12 Maio, 2025 | POSTAL

Pouco conhecido, mas comum nas águas portuguesas, este peixe pode provocar efeitos alucinogénios em quem o consome, desde visões estranhas a sonhos intensos

Economia, Tech

Conta bancária em risco? Se o seu telemóvel começou a fazer isto é provável

13:09 12 Maio, 2025 13:14 12 Maio, 2025 | POSTAL

Se o seu telemóvel apresentar comportamentos estranhos sem motivo aparente, a segurança da sua conta bancária pode estar em risco. Saiba mais neste artigo e proteja-se

Algarve

Vítimas soterradas em praia de Albufeira foram resgatadas e transportadas para Faro

18:33 12 Maio, 2025 18:34 12 Maio, 2025 | POSTAL

Dois trabalhadores soterrados em obra na Praia da Coelha foram resgatados com vida e levados de helicóptero para o Hospital de Faro

Últimas

  • Refood reúne centenas de voluntários em Castro Marim com presença do Presidente da República
    Refood reúne centenas de voluntários em Castro Marim com presença do Presidente da República
  • Sem-abrigo recorrem cada vez mais às urgências em busca de abrigo, alimentação e higiene
    Sem-abrigo recorrem cada vez mais às urgências em busca de abrigo, alimentação e higiene
  • Castro Marim, Ayamonte e VRSA unem-se para candidatura desportiva europeia
    Castro Marim, Ayamonte e VRSA unem-se para candidatura desportiva europeia
  • Décimo dia de campanha com ações de norte a sul e forte presença em Lisboa
    Décimo dia de campanha com ações de norte a sul e forte presença em Lisboa
  • Lagos e Albufeira com novos serviços da Unicâmbio
    Lagos e Albufeira com novos serviços da Unicâmbio
  • Eurodeputados Isilda Gomes e Hélder Sousa Silva assinalam Dia da Europa em escola de Albufeira
    Eurodeputados Isilda Gomes e Hélder Sousa Silva assinalam Dia da Europa em escola de Albufeira
  • Tavira celebra hortas comunitárias com festa aberta a toda a comunidade
    Tavira celebra hortas comunitárias com festa aberta a toda a comunidade

Opinião

  • À lupa vendo os factos | Por Luís Ganhão
    À lupa vendo os factos | Por Luís Ganhão
  • Dia da Europa, Líderes locais prontos a defender a democracia
    Dia da Europa, Líderes locais prontos a defender a democracia
  • 40 visões da Europa: Orgulhosamente Europeu | Por António Martins
    40 visões da Europa: Orgulhosamente Europeu | Por António Martins
  • Infâncias conectadas – a influência dos ecrãs na primeira infância | Por Ana Filipa Silva
    Infâncias conectadas – a influência dos ecrãs na primeira infância | Por Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Castro Marim, Ayamonte e VRSA unem-se para candidatura desportiva europeia
    Castro Marim, Ayamonte e VRSA unem-se para candidatura desportiva europeia
  • Eurodeputados Isilda Gomes e Hélder Sousa Silva assinalam Dia da Europa em escola de Albufeira
    Eurodeputados Isilda Gomes e Hélder Sousa Silva assinalam Dia da Europa em escola de Albufeira
  • Dia da Europa, Líderes locais prontos a defender a democracia
    Dia da Europa, Líderes locais prontos a defender a democracia
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal