O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou esta terça-feira ter disponibilizado, através da sua Conta de Emergência, um montante de 135 mil euros para cobrir prejuízos resultantes das cheias que atingiram Albufeira há um ano.
Em comunicado, o MAI adianta que o valor, já pago, é referente às 48 candidaturas aprovadas, abrangendo a reparação e reconstrução de habitação própria permanente, bens e equipamentos perdidos ou danificados, viaturas perdidas e recheio de lojas afectadas.
A intempérie de 1 de Novembro de 2015 afectou sobretudo a baixa de Albufeira, onde, em alguns casos, a água atingiu 1,80 metros de altura, causando prejuízos de milhares de euros a comerciantes e empresários.
Ao todo, foram apresentadas 179 candidaturas para aceder a apoio financeiro, 78 das quais foram encaminhadas para as linhas de crédito criadas pelo Governo para os sectores do comércio, serviços e turismo.
Segundo o MAI, as restantes candidaturas foram analisadas pela Estrutura de Coordenação e Controlo, no âmbito da Conta de Emergência do Ministério, tendo sido consideradas elegíveis 48 candidaturas, que representam um apoio efectivo de 135 mil euros.
Em Março, o ministro da Economia tinha estado em Albufeira para apresentar duas linhas de crédito, uma de 3,5 outra de 4 milhões de euros, para apoiar a revitalização dos sectores do Comércio e Turismo do concelho.
(Agência Lusa)