Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Urgências com serviços fechados no Ano Novo & Votos de boa sorte ao Bebé do Ano

O acesso às urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia, bem como de Pediatria, estará condicionado no período de Ano Novo

17:15 30 Dezembro, 2024 18:30 30 Dezembro, 2024
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Na passagem de ano, algumas urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia em Portugal estarão encerradas ou a funcionar de forma condicionada, o que pode complicar os planos de quem necessita destes serviços. Esta situação exige ainda mais preparação por parte das equipas de saúde disponíveis e, sobretudo, paciência e precaução das futuras mães.

Apesar destas limitações, a tradição mantém-se: muitos aguardam com expectativa o nascimento do “Bebé do Ano”. Entre desafios logísticos e esperanças renovadas para 2025, desejamos boa sorte às equipas médicas e, claro, ao bebé que nascerá para marcar o início de um novo ciclo. Que venha com saúde e simbolize esperança para o novo ano.

Acesso às urgências condicionado no Ano Novo com serviços fechados

O acesso às urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia, bem como de Pediatria, estará condicionado no período de Ano Novo, com oito serviços fechados na terça-feira e seis no dia seguinte, segundo as Escalas de Urgências do SNS.

Esta segunda-feira está encerrada a urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Abrantes, de acordo com os dados consultados pela agência Lusa às 13:00 no Portal do SNS.

Além deste encerramento, 14 serviços de urgências estão esta segunda-feira com restrições, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pela linha SNS24 (808242424).

Na véspera do Ano Novo está previsto o encerramento de oito urgências hospitalares, enquanto 12 vão estar condicionadas e 186 abertas.

Segundo as escalas, vão estar fechadas as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, no Hospital Distrital de Torres Vedras e no Hospital de Peniche.

O Hospital de Abrantes e o Hospital Distrital das Caldas da Rainha têm a urgência de Ginecologia e Obstetrícia fechadas, enquanto o Hospital de Peniche tem a urgência geral encerrada.

No dia de Ano Novo, o número de urgências encerradas desce para seis, com a abertura da urgência geral do Hospital de Peniche e devido ao facto de a urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo estar referenciada.

Os dados apontam que o número de urgências referenciadas aumenta para 13, mais uma do que na véspera, e os serviços abertos mantêm-se nos 186.

Durante os três dias, as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, e do Hospital São Bernardo, em Setúbal, apenas recebem as urgências internas e a casos reencaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

As urgências destas especialidades nos hospitais de Cascais, Amadora-Sintra, Santa Maria, São Francisco Xavier, ambos em Lisboa, Beatriz Ângelo (esta segunda-feira e terça-feira), das Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira, Braga, Leiria e no Centro Materno Infantil do Norte vão estar a receber apenas os casos internos e os referenciados pelo CODU/INEM e pela Linha SNS 24

O Hospital Amadora-Sintra tem também a urgência pediátrica referenciada entre as 00:00 e as 08:00 e as 20:00 e 24:00. Na quarta-feira, o Hospital de Beja terá a urgência geral referenciada entre as 20:00 e as 24:00.

A Direção Executiva do SNS apela aos utentes para ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem à urgência.

Desde 16 de dezembro que as grávidas têm de ligar para a linha SNS Grávida antes de recorrerem à urgência de obstetrícia e ginecologia dos hospitais que aderiram ao projeto que arrancou em fase piloto em 11 Unidades Locais de Saúde (ULS), maioritariamente em Lisboa e Vale do Tejo, e em três unidades que aderiram voluntariamente ao projeto: Hospital de Gaia, Centro Materno Infantil do Norte e Hospital de Portalegre.

A partir de janeiro, aderem ao projeto as ULS da Península de Setúbal, nomeadamente Almada-Seixal, Arco Ribeirinho e Setúbal.

Leia também: É possível e simples descobrir o proprietário de um carro pela matrícula. Saiba como o fazer

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Algarve Cultura Ensino Mundo

Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural

17:30 27 Outubro, 2026 17:44 27 Outubro, 2026

Investigadora da Universidade do Algarve torna-se a primeira portuguesa a presidir ao comité internacional de turismo cultural do ICOMOS, criado em 1969

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Algarve, Cultura, Ensino, Mundo

Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural

17:30 27 Outubro, 2026 17:44 27 Outubro, 2026

Investigadora da Universidade do Algarve torna-se a primeira portuguesa a presidir ao comité internacional de turismo cultural do ICOMOS, criado em 1969

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
  • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
    Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
  • Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
    Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
  • PSP mostra outro lado das manifestações pela habitação e denuncia “agressões inaceitáveis” contra agentes
    PSP mostra outro lado das manifestações pela habitação e denuncia “agressões inaceitáveis” contra agentes

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal