Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Vida & Lazer

Estas ruínas são apelidadas de ‘Machu Picchu português’. Saiba onde ficam

Para quem não pode visitar o verdadeiro Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, localizado no Perú, há uma boa alternativa em Portugal

17:40 30 Dezembro, 2024
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No coração de Portugal, em Freixo de Numão, no concelho de Foz Côa, encontra-se um dos mais fascinantes locais arqueológicos do país: o Sítio Arqueológico do Prazo. Embora não tenha as proporções majestosas de Machu Picchu, no Peru, o local possui uma riqueza histórica e cultural que atravessa milénios, sendo frequentemente apelidado de “Machu Picchu português”.

Descoberto na década de 1980, durante trabalhos agrícolas, o Sítio do Prazo revelou-se um verdadeiro repositório da história humana. Este espaço arqueológico é um reflexo da ocupação contínua da região desde a pré-história, com testemunhos que abrangem várias épocas:

  • Vila romana (séculos I-IV d.C.): um exemplo notável de arquitetura romana, com indícios de uma sociedade agrícola bem estruturada.
  • Basílica paleocristã e necrópoles (séculos IV-XIII): monumentos que evidenciam a transição para o cristianismo e o papel espiritual da área.
  • Monumentos megalíticos: incluem uma estela antropomórfica e um menir, que confirmam a presença humana desde tempos remotos.

Atualmente, as ruínas oferecem aos visitantes uma experiência imersiva, permitindo explorar o desenvolvimento cultural e social da região ao longo dos séculos.

Escavações e investigação

As investigações no Sítio do Prazo ganharam destaque nas décadas de 1980 e 1990, lideradas pelo arqueólogo António Sá Coixão, revela o Ekonomista. Este trabalho combinou métodos científicos modernos com as tradições e lendas locais, resultando em descobertas notáveis, como 22 sepulturas que abrangem diferentes períodos históricos. Estas sepulturas comprovam a ocupação contínua da área por várias civilizações, cada uma deixando a sua marca cultural.

Uma atração turística em crescimento

Apesar de ter sido abandonado ao longo do tempo, o Sítio do Prazo, conhecido como o ‘Machu Picchu português’, tem atraído cada vez mais visitantes, tanto nacionais como estrangeiros. Nos últimos anos, esforços de preservação e promoção levaram a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte) a propor a sua classificação como património cultural. Este reconhecimento poderá garantir a conservação do local e impulsionar o turismo na região.

Entre as medidas em estudo estão a criação de roteiros turísticos organizados e a promoção do sítio como uma atração relevante no Douro Superior. Estas iniciativas permitirão aos visitantes uma exploração mais profunda deste património.

Lendas e mistérios do Prazo

Além da sua importância histórica, o Sítio do Prazo é envolto em lendas que continuam a alimentar o imaginário popular. Uma das mais curiosas conta que os antigos habitantes fugiram do local devido a “formigas gigantes” que atacavam crianças. Embora improvável, esta história reflete as crenças das comunidades locais.

Outra lenda refere a existência de um tesouro escondido nas ruínas, protegido por espíritos ancestrais. Segundo a tradição, aqueles que tentam desenterrar riquezas de forma desrespeitosa podem ser amaldiçoados. Já a grande estela antropomórfica é vista como um guardião místico, representando uma antiga divindade que protege o local e os seus segredos.

Estas narrativas enriquecem a experiência dos visitantes, ligando os achados arqueológicos ao imaginário popular.

Planeie a sua visita

O Sítio Arqueológico do Prazo é um destino imperdível para os apaixonados por história e cultura. Situado a poucos quilómetros da aldeia de Freixo de Numão, oferece vistas deslumbrantes e está próximo das famosas gravuras rupestres do Vale do Côa.

A melhor altura para visitar o local é na primavera ou no outono, quando as temperaturas são agradáveis para caminhadas. Uma visita guiada, especialmente com arqueólogos ou especialistas, pode revelar histórias e curiosidades que tornam a experiência ainda mais enriquecedora.

Combine a visita ao Prazo com uma passagem pelo Museu do Côa e descubra o património único desta região. Entre história, mitos e paisagens, este é um local onde o passado ganha vida, convidando os visitantes a explorar os seus segredos intemporais.

Leia também: Lidl surpreende com super-aquecedor por apenas 24,99€. Saiba quando o pode comprar

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Algarve Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Algarve

Condenado por homicídio na Polónia estava em fuga e foi apanhado em Vila Real de Santo António após tentar agredir mulher

16:50 15 Outubro, 2026 16:11 15 Outubro, 2026

Uma tentativa de agressão a uma mulher em Vila Real de Santo António levou as autoridades a identificar um homem de 46 anos

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve

Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva

20:07 15 Outubro, 2026 20:07 15 Outubro, 2026

Homem de 44 anos é suspeito de cinco crimes de abuso sexual contra a filha da namorada, de 11 anos. A medida poderá dar lugar a prisão domiciliária

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Algarve Desporto Europa

Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas

18:40 15 Outubro, 2026 18:32 15 Outubro, 2026

Campeonato Europeu de judo reúne 1.415 atletas de 36 países no Portimão Arena, entre 22 e 25 de outubro, com entrada livre

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Algarve, Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Algarve

Condenado por homicídio na Polónia estava em fuga e foi apanhado em Vila Real de Santo António após tentar agredir mulher

16:50 15 Outubro, 2026 16:11 15 Outubro, 2026

Uma tentativa de agressão a uma mulher em Vila Real de Santo António levou as autoridades a identificar um homem de 46 anos

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve

Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva

20:07 15 Outubro, 2026 20:07 15 Outubro, 2026

Homem de 44 anos é suspeito de cinco crimes de abuso sexual contra a filha da namorada, de 11 anos. A medida poderá dar lugar a prisão domiciliária

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Algarve, Desporto, Europa

Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas

18:40 15 Outubro, 2026 18:32 15 Outubro, 2026

Campeonato Europeu de judo reúne 1.415 atletas de 36 países no Portimão Arena, entre 22 e 25 de outubro, com entrada livre

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Últimas Notícias

  • Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram
    Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram
  • Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva
    Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva
  • Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]
    Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]
  • Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas
    Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas
  • José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
    José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

Opinião

  • Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
    Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
    José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal