Numa localidade em Silves, no Algarve, a água das torneiras começou a sair vermelha. A população está preocupada mas a Câmara não tem explicação e desligou o abastecimento, enquanto investiga.
“Parece vinho”, descreve Generoso Guerreiro, habitante de Vale de Lousa, em Silves. A localidade vê-se agora privada de água da rede pública depois de na madrugada de domingo começar a sair das torneiras com uma cor avermelhada.
A situação preocupou os populares que imediatamente alertaram a autarquia, de modo a que procedesse a diligências para descobrir a razão para a cor pouco comum.
“Em princípio é inofensivo para a saúde mas, evidentemente, não pode ser consumida porque é uma água alterada”, revela Rui Santos, funcionário do Município de Silves.
Foram recolhidas amostras para análise, e o delegado de saúde municipal esteve presente no local. Os resultados preliminares apontaram para um PH neutro, mas há um sal que ainda não foi possível de identificar.
“Suspeitamos que houve uma entrada de um agente estranho à rede, o próprio laboratório que faz a análise à rede não consegue identificar porque é uma agente que provoca a coloração da água, que não é normal”, conta Rui Santos.
A purga realizada pelo município surtiu efeitos e a cor avermelhada deixou de chegar às habitações, mas por pouco tempo. Esta manhã os moradores de Vale de Lousas depararam-se com o mesmo problema, o que levou a que a água fosse fechada.
Cerca de 30 habitações ficam agora desprovidas deste recurso, devido a uma situação que é descrita por Rui Santos como “bizarra” e “completamente anormal”.
O Município já se encontra a averiguar a origem do problema, mas até lá a água não correrá nas torneiras da população.
- Veja AQUI o vídeo: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL