Pelo terceiro ano, o Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas vai realizar a sua IIIª Grande Caracolada à Escuteiro, no próximo dia 14 de maio, junto ao Mercado Municipal (antigo espaço das docas).
As primeiras duas edições realizadas em 2018 e 2020 foram um grande sucesso, tendo a terceira edição que estava planeada para 2020 sido adiada para 2022 devido à pandemia.
Em 2022 a Grande Caracolada à Escuteiro está de volta para a sua terceira edição, no mesmo local, junto ao Mercado Municipal (antigo espaço das docas), e conta com a animação musical a cargo do Grupo+2, do Rancho Folclórico de Santo Estêvão e insufláveis. Com início previsto para às 13:00 e entradas gratuitas, promete uma tarde muito animada.
Os já famosos caracóis, bifanas, entre outras especialidades também vão estar presentes para fazer deste evento uma referência.
Este evento está inserido nas campanhas de angariações de fundos do Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas para a participação no Jamboree 2022, a realizar-se na Coreia do Sul em 2023, acampamento este que surgiu como uma ideia do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a Iª Guerra Mundial. Ele idealizou esta atividade como um encontro de amizade e perícia escutista, onde os jovens de todo o mundo poderiam conviver durante vários dias e partilhar a sua amizade pelo maior movimento de jovens do mundo.
Em 2023 o 25º Jamboree Mundial realizar-se-á em Saemangeum, província de Jeollabuk-do, na Coreia do Sul, organizado pelos escuteiros da Coreia do Sul, contando com mais de 50 000 escuteiros de todo o mundo.
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, é uma associação criada em 1923 cuja finalidade é a educação integral de crianças e jovens de ambos os géneros, com base no voluntariado adulto, que conta com mais de 70.000 associados a nível nacional e mais de 40 milhões em todo o mundo. Desta forma, o CNE é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública reconhecida pelo Governo Português.