Uma viatura da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi atingida por uma árvore na tarde deste domingo, na Estrada Nacional (EN) 396, em Quarteira, concelho de Loulé, na sequência da tempestade Bernard que está a afetar a região do Algarve, avança o Correio da Manhã.
A mesma fonte refere que “segundo o Comando Geral da GNR uma patrulha estava no local devido à queda de uma árvore quando outra árvore tombou abruptamente sobre a viatura policial. Os militares estavam fora da mesma e escaparam sem ferimentos”.
Este incidente fez com que a EN396 fosse cortada nos dois sentidos, na zona do parque aquático Aquashow, em Quarteira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) preveu que o período mais crítico da chuva no distrito de Faro durasse até às 15:00 deste domingo, tendo considerado que o distrito está também em aviso laranja devido à agitação marítima (ondas de sueste com 3 a 4 metros de altura e ondas de sul de 6 a 8 metros), ao vento (rajadas até 100 quilómetros por hora) e risco de trovoada.
O aviso vermelho para precipitação é emitido face a previsões de chuva superior a 40 litros por metro quadrado numa hora ou superior a 60 litros por metro quadrado num período de seis horas.
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”. Já o aviso amarelo aplica-se em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Leia também: Faro é o único distrito do País com aviso vermelho relativo à chuva