A utilização de radares de velocidade é uma das maneiras mais eficazes de monitorizar a velocidade excessiva dos veículos. Para essa finalidade, existem diversos tipos de radares. A partir de 1 de setembro serão mais 37 aparelhos a nível nacional para controlar a velocidade, três deles serão instalados no Algarve. Um estará em Faro e dois estarão em Albufeira.
Do total dos 37 novos radares, 12 serão para medir a velocidade média, ou seja, aqueles aparelhos que medem a velocidade instantânea e que calculam a média de velocidade entre dois pontos ao longo da estrada.
Os radares de velocidade média terão, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.
Os 12 radares de velocidade média serão instalados nas zonas de elevada sinistralidade, com particular incidência na zona do Porto, avança o Jornal de Notícias.
De acordo com a mesma fonte, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) prevê ainda mais outros 25 pontos de controlo de velocidade, que serão radares de velocidade instantânea.
O novo radar de Faro e os dois novos radares de Albufeira serão pontos de controlo de velocidade instantânea. O de Faro estará na EN125-10 ao km 1,4 e começará a operar a 1 de setembro. Já os de Albufeira: um estará na A2 ao km 233,1 e começará a operar a partir da mesma data. O outro estará na EN125 ao km 74,6, mas a data ainda está por anunciar.
Atualmente a rede SINCRO (Sistema nacional de controlo de velocidade por radares fixos) controlada pela ANSR, conta com 61 radares.
Leia também: Novos radares de velocidade média arrancam este verão e as multas são pesadas
Conheça agora o mapa nacional dos novos radares: