Se chegar a esta vila piscatória do Algarve via comboio, logo na estação verá que esta é designada como “Fuseta”. No entanto, ao passar para o lado da estrada, a placa que informa a entrada nesta pequena vila já a apelida de “Fuzeta”. Na verdade, a única questão que se coloca é se o nome desta localidade se escreve com “s” ou “z”. É que mesmo no local, a dúvida parece persistir.
O portal Ciberdúvidas da Língua Portuguesa esclarece esta dúvida após uma visitante da localidade se ter deparado com o nome da mesma escrito de maneiras diferentes. ‘Ao visitar o site da Câmara Municipal de Olhão constatei que esta localidade é mencionada umas vezes como “Fuzeta” e outras como “Fuseta”. Para aumentar a confusão, nas armas da junta de freguesia consta a variante “Fuseta”‘, refere.
Assim sendo, o portal criado nos anos 90 pelo jornalista português, José Mário Costa, em parceria com o já falecido jornalista, João Carreira Bom, clarifica que a forma correta de escrever o nome desta vila é com “z”. Deste modo, escreve-se “Fuzeta”, ao invés de “Fuseta”.
Tal como revelam os relatos históricos datados de 1572, esta localidade era conhecida na época como “Fozeta”. O nome trata-se de um diminutivo da palavra “Foz”, dado que ali desaguava um curso de água. É por isso que hoje “Fuzeta” escreve-se com “z”.
De salientar que a atividade principal da Fuzeta continua a ser a pesca, apesar de o turismo ser também uma importante fonte de rendimento, uma vez que, no verão, o parque de campismo e as praias atraem muitas pessoas.
Leia também: Estas são as sete melhores cidades do Algarve