Encontrar o carro danificado no estacionamento é saber que há um problema novo na nossa vida. Ainda para mais, quando não existem culpados ou notas de culpa com informações para contactar. O normal é ficar extremamente mal disposto, mas, se calhar, nunca pensou no que fazer.
A primeira medida a tomar é não mexer no carro e tirar algumas fotografias que mostrem as zonas danificadas do veículo.
A segunda medida é chamar as autoridades policiais para fazerem a participação da ocorrência e, posteriormente, usar esse registo para entregar à companhia de seguros.
Até as autoridades policiais chegaram, é importante procurar algumas testemunhas. Se as encontrar, tome nota do nome, cartão de cidadão, número de telemóvel e tente perceber se a testemunha viu algo de anormal.
Se o carro estiver num estacionamento público e houver câmaras de vigilância as autoridades podem recorrer a essas imagens.
Por outro lado, se o veículo estiver num parque privado, de acordo com o Artigo 167.º do Código de Processo Penal, “as reproduções fotográficas, cinematográficas, fonográficas ou por meio de processo electrónico e, de um modo geral, quaisquer reproduções mecânicas só valem como prova dos factos ou coisas reproduzidas se não forem ilícitas, nos termos da lei penal”. Esses registos podem ser solicitados por via judicial.
Após concluir os passos anteriores, caso faça sentido, contacte o seu seguro para saber se os danos cobertos. Se não concordar com a decisão do seguro pode recorrer ao Centro Nacional de Informação Arbitragem de Conflitos de Consumo.