A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de uma cidadã alemã, no Algarve, em cumprimento de um mandado de detenção europeu. A mulher, de 43 anos, era procurada desde a data em que abandonou a Alemanha, em agosto 2022.
A detida “era procurada por crimes contra as pessoas, desde a data em que abandonou o seu país de residência, em agosto 2022, levando consigo dois filhos menores, de 5 e 9 anos de idade, contrariando ordem judiciária de entrega dos filhos ao progenitor”, refere o comunicado da Judiciária.
Cabe agora ao Tribunal de Família e Menores assegurar os atos jurisdicionais necessários para que seja cumprida a ordem, emitido pelas autoridades alemãs, de entrega das crianças ao pai.
A mulher e as duas crianças foram localizadas numa casa sem quaisquer condições de habitabilidade. De acordo com a PJ, a detida tinha uma vida itinerante, sem qualquer fonte de rendimento.
As crianças estão agora à guarda de uma instituição de apoio a emergência infantil.
A detida, que ficou em prisão preventiva, foi presente ao Tribunal da Relação de Évora para que sejam avaliados os trâmites legais associados ao processo de extradição para a Alemanha.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL