Nos últimos anos, a revolução da mobilidade elétrica tem levado cada vez mais condutores a ponderar a troca do tradicional motor a combustão por um veículo elétrico (VE). No entanto, uma das grandes dúvidas que persistem é a seguinte: como podemos comparar o consumo de um elétrico com o de um carro a combustão? A Volkswagen deu um passo importante para responder a esta questão, ao realizar um teste de longo alcance com o seu modelo elétrico ID.7.
Um recorde de autonomia
Na Suíça, a Volkswagen submeteu o ID.7 Pro S a um teste ambicioso, em que o veículo percorreu 794 quilómetros com uma só carga, superando a autonomia anunciada pela marca, que era de 709 quilómetros. Esta viagem foi realizada ao longo de 15 horas e 42 minutos, com oito condutores a alternarem ao volante, numa prova de resistência e eficiência energética. No final, os resultados revelaram uma média de consumo energético de 10,3 kWh por cada 100 quilómetros percorridos. Este valor ficou significativamente abaixo dos 13,6 kWh estimados pela Volkswagen para este modelo.
Mas o que isto significa em termos de consumo de combustível?
Para muitos, a forma mais intuitiva de entender o consumo de um elétrico é convertê-lo para o equivalente em litros de combustível. Felizmente, a Volkswagen já fez essas contas: com base no teste realizado, os 10,3 kWh/100 km do ID.7 equivalem a um consumo de 1,1 litros de diesel por cada 100 quilómetros. Esta comparação é especialmente útil para os condutores habituados a carros a combustão, uma vez que permite visualizar o quão eficiente pode ser um veículo elétrico.
Eficiência energética: uma nova perspetiva
Esta equivalência não só sublinha a eficiência dos veículos elétricos, como também ajuda a clarificar as dúvidas em torno do seu consumo. Tradicionalmente, a comparação direta entre veículos elétricos e a combustão não é fácil, já que os primeiros utilizam kilowatts-hora (kWh) como unidade de medida, enquanto os segundos utilizam litros de combustível.
Ao converter o consumo de um elétrico para o equivalente em litros de combustível, fica claro o quão económico pode ser conduzir um VE. Um carro a diesel, que consome 1,1 litros por cada 100 km, seria considerado extremamente eficiente no mercado tradicional. No entanto, ao observarmos que o ID.7 atinge esta equivalência, percebemos que a tecnologia elétrica pode ultrapassar, de longe, os veículos a combustão em termos de eficiência.
O futuro da mobilidade
À medida que a tecnologia avança, os carros elétricos estão a tornar-se cada vez mais competitivos no que diz respeito à autonomia e ao consumo de energia. Testes como o realizado pela Volkswagen demonstram que os VEs não só conseguem competir com os carros a combustão, como, em muitos casos, os superam em termos de eficiência energética.
Com a crescente aposta nas infraestruturas de carregamento e a queda progressiva nos preços das baterias, é expectável que os elétricos se tornem a escolha dominante nas estradas do futuro, com vantagens significativas em termos de custo por quilómetro percorrido. Além disso, para quem ainda tem dúvidas sobre a eficiência dos VEs, o exemplo do ID.7 oferece uma perspetiva clara: um consumo de 1,1 litros de diesel a cada 100 km é uma marca que poucos veículos tradicionais conseguem igualar.
Num mundo em que a sustentabilidade e a eficiência energética estão no centro das preocupações, a mobilidade elétrica surge como uma solução de futuro, com ganhos não apenas ambientais, mas também económicos.
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