O Waze, em conjunto com o Google Maps, é uma aplicação de navegação por GPS amplamente utilizada diariamente por milhões de pessoas. A aplicação é reconhecida pelas suas vastas funcionalidades como a de dar informações em tempo real sobre engarrafamentos, acidentes, perigos na estrada e radares de velocidade. No mês passado, o Waze anunciou uma nova funcionalidade que pode ajudar os condutores a evitarem multas por excesso de velocidade.
A nova funcionalidade alerta o condutor para a alteração do limite de velocidade da via. Quando deteta que o limite de velocidade permitido ao longo do percurso está prestes a mudar, a aplicação envia uma notificação ao condutor, permitindo-lhe uma melhor preparação.
De acordo com a plataforma em março, “graças às informações atualizadas do Waze sobre os limites de velocidade em todo o mundo, começará a receber alertas quando o limite de velocidade estiver prestes a diminuir ao longo do seu percurso, dando-lhe mais tempo para reduzir a velocidade e ajustar-se com segurança às condições rodoviárias em mudança. Esta funcionalidade será lançada globalmente para todos os utilizadores de Android e iOS este mês”.
Esta nova funcionalidade proporciona um período adicional para diminuir a velocidade e adaptar-se aos limites de velocidade em vigor na estrada.
No caso de conduzir um automóvel ligeiro ou motociclo, se exceder os limites de velocidade dentro das localidades em mais de 20 km/h ou em mais de 30 km/h fora das localidades, estará a praticar uma contraordenação grave. Assim sendo, perderá 2 pontos na carta de condução.
Por outro lado, se exceder o limite de velocidade em mais de 40 km/h dentro das localidades e 60 km/h fora das localidades estará a praticar uma contraordenação muito grave. Neste tipo de situação, o condutor está sujeito a perder 4 pontos na sua carta de condução. De salientar que inicialmente cada condutor tem 12 pontos no seu título de condução.
Leia também: Conheça as duas praias do Algarve que estão entre as mais perigosas do país