Quando o frio se instala, não há nada mais reconfortante do que desfrutar de castanhas quentinhas. Se acredita que é impossível replicar em casa aquelas deliciosas castanhas, tão fáceis de descascar, que se compram na rua, então este artigo é para si. Existe uma forma de preparar castanhas perfeitas sem sair do conforto da sua casa.
A receita foi partilhada pelo chef Tiago Silva, na página de Instagram @qchef_ochefemtuacasa, e a promessa é que, se seguir rigorosamente as instruções, obterá castanhas douradas com cascas que se desprendem facilmente.
Castanhas Assadas
Ingredientes:
- 1 kg de castanhas
- 2 punhados de sal
- Água a ferver
Preparação:
- Comece por fazer um corte horizontal na parte inferior das castanhas.
- Coloque as castanhas em água fervente durante 20 minutos.
- Retire as castanhas da água, sem as secar, e coloque-as na bandeja da air fryer.
- Acrescente o sal e leve à air fryer por 25 minutos a 185 ºC. Se preferir, pode assá-las no forno por 35 minutos a 185 ºC.
A tradição do Magusto em Portugal
No mês de São Martinho, as castanhas reinam em Portugal! Sejam assadas ou cozidas, a tradição dita que esta ocasião seja celebrada com castanhas. Quando nascem nos castanheiros, as castanhas estão protegidas por um revestimento espinhoso chamado ouriço. Com a chegada do outono, os ouriços abrem-se, e as castanhas caem para serem apanhadas, o que pode explicar a ligação deste fruto à celebração deste dia.
O Dia de São Martinho é uma oportunidade para festas e feiras por todo o país. São eventos animados com castanhas que prometem aquecer as noites frias.
Além das delícias típicas desta ocasião, é tradicional cantar à volta da fogueira no Magusto. Algumas canções são amplamente conhecidas e têm sido transmitidas de geração em geração.
Leia também: Dê uma olhada nas suas moedas de 2€. Há uma versão rara que pode valer mais de 2.500€