Para os frequentadores habituais desta praia, não é novidade terem de partilhar o areal com javalis. Embora tenha recebido o título de Melhor Praia Europeia em 2017, o acesso difícil faz com que algumas pessoas optem por não visitar o que já foi apelidado como “pequeno paraíso”. Para os javalis que habitam a vegetação do Parque Natural da Serra da Arrábida, a praia está apenas a dois passos de casa.
Não são apenas os humanos que se sentem atraídos pelas águas cristalinas da Praia dos Galapinhos, localizada no coração do Parque Natural da Serra da Arrábida. Ali, as escarpas que delimitam o areal protegem-no dos ventos fortes e evitam a formação de ondas. São as águas ideais para os javalis refrescarem-se e a presença humana, especialmente no verão, não os impede de tomar banho nos Galapinhos.
Uma vez que o Parque Natural da Serra da Arrábida é uma área protegida, no último verão, a câmara municipal de Setúbal implementou o programa “Arrábida Sem Carros e em Segurança”, que restringia a circulação de veículos durante o dia, reduzindo assim a pressão humana sobre a área. No entanto, tal medida dificultou o acesso a algumas praias da Arrábida, como a Praia dos Galapinhos.
Ainda assim, se persistir o desejo de visitar a Praia dos Galapinhos, mesmo com a dificuldade de acesso, pode ser que se encontre com alguns javalis no areal. A praia, que tem uma das águas mais transparentes de Portugal, é também o local ideal para os que desejam aventurar-se na prática de mergulho, de acordo com o que relata o site VortexMag.
Leia também: Descubra a praia entre o Algarve e o Alentejo que é uma das 7 Maravilhas de Portugal
Veja agora o vídeo que capta alguns momentos em que javalis passeiam livremente por esta praia na Arrábida: