Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

Como os pobres são explorados – 1

Artigo de opinião da autoria do professor Daniel Graça sobre algumas formas de exploração dos pobres

12:26 19 Fevereiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
DANIEL GRAÇA
Licenciado em Economia pelo ISEG – Lisboa
Mestre em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário, pela U. Sevilha
Professor aposentado

Num país, os pobres não são apenas aqueles que estão na miséria, são também as pessoas que compõem a classe operária e a classe média baixa, onde se incluem os trabalhadores por contra de outrem, o pequeno comércio local, os artesãos, os pequenos agricultores, as pequenas oficinas com quatro ou cinco trabalhadores, os pequenos profissionais livres e os contabilistas entre muitos outros.

A exploração processa-se de forma directa e indirecta. Por um lado, pelos salários baixos, por outro, através dos impostos, das taxas e dos serviços que são obrigados a consumir.

A concorrência comercial obriga os empregadores a não aumentarem os salários, alguns gostariam que os trabalhadores pagassem para trabalhar. O poder negocial é favorável à grande maioria dos empregadores, enquanto que um empregador pode viver sem alguns trabalhadores, estes não podem viver sem um patrão, pelo que têm que se sujeitar a trabalhar ganhando pouco. Esta realidade não diz respeito apenas às pessoas não qualificadas, mas também os portadores de habilitações profissionais superiores se confrontam com a mesma situação, existem abundantes exemplos disso.

Actualmente as empresas pagam através dos bancos. Isto é, os trabalhadores ganham pouco e depois têm que pagar uma comissão ao banco para poderem receber o ordenado.

As pessoas consomem e pagam a água, a luz e o gás, mas também pagam uma série de taxas e comissões que chegam a ser superiores ao valor do consumo efectuado. Há taxas e comissões que são autênticos assaltos às pessoas. Não esqueçamos que os preços dos bens são definidos pelos fornecedores sem que os consumidores tenham qualquer hipótese de negociação dos preços dos bens contratados.

Os pobres pagam impostos directos e indirectos, esses impostos também vão servir para dar subsídios às grandes empresas, não é que essas empresas não façam os investimentos na mesma, mas assim têm mais lucro. Servem também para nacionalizar empresas que estão na falência que depois de recuperadas com o dinheiro dos impostos são vendidas ao desbarato, por vezes aos amigos ou com luvas por baixo da mesa, apesar dos concursos públicos da maior oferta, por vezes são vendidas não a quem oferece o maior valor, mas a quem oferece “mais garantias de qualidade” ou a quem preenche os “quesitos da estratégia nacional”.

Quando as pessoas adoecem, como os sistemas de saúde são ineficazes ou insuficientes, têm que recorrer aos seguros de saúde pagos do seu bolso, para além de descontarem obrigatoriamente para os sistemas de saúde oficiais.

As crianças vão para a escola, a partir de certa altura os pais deparam-se com a obrigatoriedade de adquirirem meios tecnológicos para os quais não têm dinheiro. A igualdade na escola só existe na letra da lei.

Ainda assim, algumas pessoas conseguem, ocasionalmente, fazer algumas poupanças, pelo que vão fazer aplicações financeiras. As taxas de juro dessas aplicações são sempre inferiores à inflação, os bancos pagam pouco mas cobram juros elevados a quem pede dinheiro emprestado. Para além disso, o Estado cobra, através da retenção na fonte, o imposto sobre o rendimento dos capitais. A ilusão monetária cria a sensação de ganho por parte dos aforradores, puro engano.

As pequenas poupanças aplicadas na Bolsa de Valores só servem os interesses económicos do grande capital. As empresas captam as pequenas poupanças de milhares de pessoas que nunca poderão influenciar a gestão dessas empresas e o lucro que lhes é atribuído é ínfimo, apenas serve para calar quem lá pôs o dinheiro, existem muitas formas de utilizar os lucros em proveito de alguns sem que os pequenos acionistas se apercebam, quem manda são os grandes interesses económicos.

Quando alguma coisa corre mal no seio da sociedade recorre-se aos peditórios e ao voluntariado. São mais uma vez os pobres a contribuírem para quem teve mais azar do que eles próprios. O mais triste é que muitas vezes esses contributos são roubados por quem menos precisa.

Existem, pois, muitas formas de manter os pobres sempre pobres e a trabalhar. O sistema capitalista vive destes anacronismos.


Leia também:

► Como os países pobres são explorados – 2

Idosa a contar dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 18:46 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos para outubro

Algarve Saúde

Lagos recebe primeira Jornada Comunitária de Integração em Saúde

09:00 27 Setembro, 2026 08:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa realiza-se a 29 de setembro e pretende aproximar serviços de saúde, população, cuidados primários, hospital e autarquia

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Algarve Cultura Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

O projeto de longa-metragem “The Spirit Healer Is Away for the Weekend”, de Inês Nunes, recebeu o Prémio Casa Wabi. Crédito: reprodução Instituto do Cinema e Audiovisual
Algarve Cultura Europa

Inês Nunes premiada em San Sebastián com filme inspirado no Algarve

07:00 27 Setembro, 2026 23:36 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinção garante cinco semanas de residência artística no México à realizadora de Tavira, que levou a San Sebastián uma história inspirada no Algarve

Opinião Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Crédito: Castro Marim Golfe & Country Club
Algarve Economia

Grupo Arrow quer comprar ativos do Castro Marim Golfe & Country Club

13:20 26 Setembro, 2026 13:21 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Operação do grupo Arrow foi notificada à Concorrência e abrange ativos detidos por duas empresas ligadas à exploração turística e de golfe do empreendimento

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Idosa a contar dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 18:46 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos para outubro

Algarve, Saúde

Lagos recebe primeira Jornada Comunitária de Integração em Saúde

09:00 27 Setembro, 2026 08:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa realiza-se a 29 de setembro e pretende aproximar serviços de saúde, população, cuidados primários, hospital e autarquia

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Algarve, Cultura, Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

O projeto de longa-metragem “The Spirit Healer Is Away for the Weekend”, de Inês Nunes, recebeu o Prémio Casa Wabi. Crédito: reprodução Instituto do Cinema e Audiovisual
Algarve, Cultura, Europa

Inês Nunes premiada em San Sebastián com filme inspirado no Algarve

07:00 27 Setembro, 2026 23:36 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinção garante cinco semanas de residência artística no México à realizadora de Tavira, que levou a San Sebastián uma história inspirada no Algarve

Opinião, Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Crédito: Castro Marim Golfe & Country Club
Algarve, Economia

Grupo Arrow quer comprar ativos do Castro Marim Golfe & Country Club

13:20 26 Setembro, 2026 13:21 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Operação do grupo Arrow foi notificada à Concorrência e abrange ativos detidos por duas empresas ligadas à exploração turística e de golfe do empreendimento

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Últimas Notícias

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • “Protege mais a propriedade do que o utilizador”: Lei portuguesa já permite “despejo de idosos” e a situação ainda pode piorar
    “Protege mais a propriedade do que o utilizador”: Lei portuguesa já permite “despejo de idosos” e a situação ainda pode piorar
  • InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local
    InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local
  • Filho estuda noutra cidade? Pode descontar a renda no IRS, mas tem de fazer isto nas Finanças
    Filho estuda noutra cidade? Pode descontar a renda no IRS, mas tem de fazer isto nas Finanças
  • Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias
    Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

Opinião

  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento