Comprar casas mal construídas é o pesadelo de todos os que adquirem habitações. Um belo exemplo disso ocorreu em Camden, no norte de Londres.
Os proprietários de apartamentos de luxo comprados nessa área entre 700.000 e 900.000 libras estrelinas, sensivelmente 1 milhão de euros, foram informados inesperadamente que as suas casas não possuíam qualquer valor. Mais lhes informaram que as casas poderiam até ser alvo de demolição por apresentarem graves defeitos de construção.
O The Mirror explica o que aconteceu poucos meses depois da mudança da primeira família para o prédio. As primeiras queixas de infiltrações no telhado e nas varandas começaram. Essas infiltrações causaram inundações nos apartamentos e danos nas mobílias e nos equipamentos dos moradores. Por consequência, as paredes internas e externas dos apartamentos começaram a rachar e algumas janelas e portas passaram a não abrir e fechar como deviam.
A seguradora que deu uma garantia de 10 anos a estas casas, contudo, nada pagou até ao momento a estas famílias. Isto apesar de todos estes relatos de defeitos de construção do prédio.
O Conselho de Camden teve um pedido de um ministro do Governo para considerar se pode processar a construtora por aprovar “imprudentemente” um bloco de apartamentos, considerado “impróprio para cumprir o seu propósito”.
Os especialistas alertam que o prédio representa um perigo por ser potencialmente instável e que a sua demolição deve estar em cima da mesa.
Em suma, os moradores deste prédio referem que já pagaram mais de 300.000 libras esterlinas, quase 350.000€, com advogados. Acima de tudo, vivem com “medo constante” de ficarem sem nada, uma vez que o preço pago pelas casas foi muito alto e atualmente vale potencialmente zero.